Avaliação de escolas do Rio é cancelada após violação de malote com provas

Diretora de escola abriu malote com provas de português do Saerj antes da aplicação. Alunos terão que fazer teste novamente

O Dia |

O governo do Estado do Rio de Janeiro cancelou todas as provas do Saerj, avaliação da rede estadual, que foram aplicadas nesta quinta-feira para estudantes do 3º ano do ensino médio. A medida foi tomada após denúncia de vazamento do exame na internet.

De acordo com a Secretaria de Educação, a diretora do Colégio Estadual João Kopke, em Piedade, zona norte da capital carioca, que não teve o nome revelado, violou antes da hora o lacre de um dos malotes que continha a prova de português. O lote violado atingiu 10 mil alunos, mas por precaução, a secretaria resolveu cancelar os 130 mil.

Saresp 2011:  Fraude é confirmada na melhor escola estadual de São Paulo
Análise: Fraude em Sorocaba serve de alerta para pais e sociedade

Cada malote possui dois lacres – que só deveriam ser abertos na hora da aplicação da prova – e os fiscais são externos. A Seeduc informou que a diretora agiu desta forma para beneficiar os próprios alunos que estudam no noturno em uma escola compartilhada com a prefeitura do Rio.

O bom desempenho dos alunos garante o pagamento de bônus anual a todos os funcionários da unidade. A diretora foi exonerada do cargo. Uma sindicância foi aberta pela Seeduc para apurar a violação dos malotes.

A servidora, que ocupa um cargo de confiança, também responderá a um inquérito policial. Uma equipe da subsecretaria de Gestão do Ensino, ao receber a denúncia da Faetec, foi até a unidade escolar ouvir a direção, que fica responsável pelo malote até o momento da prova, e comprovou que a violação aconteceu dentro do colégio.

O modelo violado foi anulado e uma nova prova será preparada. Segundo a secretaria, a aplicação de um novo exame do Sistema de Avaliação do Ensiono Fundamental ocorrerá na semana que vem. A violação ocorreu em um dos 21 modelos de prova de Português.

Mesmo assim, para garantir a segurança e credibilidade do exame, todas as provas para a 3ª série do ensino médio foram suspensas e serão reaplicadas.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG