Dos 587.351 estudantes inscritos pelas Instituições de Educação Superior (IES) para participar da prova, 118.056 não compareceram ao exame

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi realizado neste domingo, 25, em todo território nacional, registrando um alto índice de abstenção. Dos 587.351 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos, das áreas do conhecimento avaliadas na edição 2012, habilitados e inscritos pelas respectivas Instituições de Educação Superior (IES) para participar da prova, 118.056, ou 20,1%, não compareceram.

O curso que registrou o maior índice de abstenção foi o de Tecnologia em Processos Gerenciais, com 31%. Já o curso de bacharelado em Psicologia teve apenas 11,2% de candidatos ausentes.

Inclusão:  Universidades públicas de São Paulo proporão cotas de 50%
Enem 2011: Notas dos estudantes do ensino médio pioram

Neste ano, foram avaliados estudantes concluintes dos cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo. Também foram avaliados alunos dos cursos superiores de Tecnologia em Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística e Marketing e Processos Gerenciais.

Revalida: Exame para médicos formados no exterior aprova só 12,5% de candidatos
Fuvest 2013:  Primeira fase é considerada difícil por candidatos

A única ocorrência registrada na aplicação do Enade 2012 se deu na Uniderp, de Campo Grande (MS): durante a realização da prova, houve queda de energia. Dos estudantes inscritos nesse local, 1.779 fizeram a prova e 126 assinaram a lista de presença, sendo liberados da prova - a assinatura da lista de presença garante aos alunos a continuidade do processo e o recebimento do diploma. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acompanhou a situação.

Componente curricular obrigatório

O Enade é componente curricular obrigatório. Por conta disso, os concluintes dos cursos avaliados em 2012 que não compareceram à prova no domingo e, portanto, não assinaram a lista de presença e o cartão de resposta, sem amparo pelos critérios de dispensa previstos nas Portarias Normativas nº. 40/2007 e nº 6/2012, ficarão em situação irregular junto ao Enade e não poderão concluir o curso de graduação.

As provas e os gabaritos do Enade 2012 deverão ser divulgados no site do Inep na próxima quarta feira, 28. Até o dia 25 de dezembro, será disponibilizado o acesso eletrônico ao Relatório dos Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2012, o que permitirá às Instituições de Ensino Superior registrarem no histórico escolar do estudante a sua situação.

Leia mais: Avaliação educacional para América Latina será definida até fevereiro

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.