Mais de 500 mil universitários farão Enade no próximo domingo

Exame aplicado pelo Inep avalia conhecimentos recebidos durante a graduação. Calouros e estudantes que colariam grau em agosto foram dispensados

iG Brasília |

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) vai aplicar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no próximo domingo, dia 25, para 587.358 universitários em todo o País. O exame avalia os conhecimentos recebidos pelos alunos nos cursos de graduação de todo o País.

Por causa da greve das universidades, os estudantes que colariam grau em agosto deste ano foram dispensados de fazer a prova. Os alunos matriculados em instituição estrangeira e os calouros (alunos ingressantes em 2012) também foram liberados da avaliação.

Leia também: MEC publica portaria com mudanças no Enade

Os estudantes recém-chegados ao ensino superior não serão mais convocados para fazer o Enade por conta de mudanças nas regras . A partir de agora, a avaliação vai comparar o conhecimento adquirido pelos universitários com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova será realizada às 13h de domingo (horário de Brasília). Para saber o local de provas, o aluno deve consultar o site do Enade. O resultado está previsto para 25 de dezembro.

Este ano serão avaliados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais também serão avaliados.

Em 2011:  Apenas 5% dos cursos superiores recebem nota máxima no Enade

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação, em 2012 não haverá processo de amostragem. Todos os estudantes que concluem a graduação este ano serão obrigados a fazer a prova. Segundo a autarquia, o aluno concluinte que não realizar a prova não receberá o diploma, já que o Enade é componente curricular obrigatório.

Confira o desempenho das instituições e dos cursos

Os resultados da avaliação são utilizados em atividades de regulação do ensino superior pelo Ministério da Educação (MEC), como a elaboração de conceitos e indicadores de qualidade de instituições de ensino e de seus respectivos cursos. Criado em 2004, o Enade é aplicado anualmente pelo Inep e integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

*Com informações da Agência Brasil

    Leia tudo sobre: Enade 2012enadeensino superiorsinaesinep

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG