Vestibular da Unicamp acontece neste domingo trazendo recorde de inscritos

No total, 67.403 candidatos realizarão as provas, disputando 3.444 vagas. Para o ano que vem, serão criados quatro novos cursos e uma faculdade

iG São Paulo |

O Vestibular da Unicamp 2013 acontece neste domingo, 11, alcançando, pelo quarto ano consecutivo, um recorde de inscritos . Serão 67.403 candidatos, que irão disputar 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade Pública de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).

As provas serão realizadas em 20 cidades do Brasil : Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré. Os exames serão realizados a partir das 13h - nos Estados onde não há horário de verão, a Comvest, responsável pela organização do vestibular da Unicamp, seguirá o horário local e não o horário de Brasília.

Leia mais:  Unesp divulga locais das provas da 1ª fase do Vestibular 2013

A primeira fase será dividida em duas partes. Primeiro, na redação, os candidatos deverão desenvolver dois textos, de gêneros diversos e execução obrigatória. Depois, responderão 48 testes de conhecimentos gerais, de múltipla escolha. O tempo máximo de prova é de cinco horas e, o mínimo, de três horas e meia.

Os vestibulandos deverão levar RG, foto 3x4 recente - com nome e número de inscrição anotados no verso -, caneta esferográfica preta em material transparente, lápis preto, borracha, régua pequena transparente e compasso. É proibido o uso de celulares, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, boné, chapéu e outros materiais estranhos à prova. O candidato que for pego com celular, ainda que desligado, será banido.

A lista de candidatos aprovados será divulgada pela Comvest no dia 21 de dezembro. Os exames da segunda fase serão realizados nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013.

Novos cursos e vestibular mais concorrido

Para o ano que vem, serão criados quatro novos cursos de graduação e uma faculdade . Os candidatos poderão concorrer a vagas nos cursos de Engenharia de Telecomunicações, Sistema de Informações, Engenharia Ambiental e Engenharia Física. Também será criada a Faculdade de Enfermagem. Já as graduações de Sistemas de Telecomunicações e de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas serão extintas.

Fuvest:  Medicina volta a ser o curso mais concorrido

Os novos cursos não geraram uma grande procura por parte dos estudantes. Exemplo maior é o baixo índice de candidatos por vaga de Engenharia de Telecomunicações, que é de apenas 3,4 (172 inscritos para 50 vagas). Os outros cursos têm seguintes números: Engenharia Ambiental (13,9) e Sistema de Informação (6,0). As vagas para o curso de Engenharia Física serão provenientes do chamado Cursão (Física, Matemática e Matemática Aplicada e Computacional), que tem uma procura de 5,4 candidatos por vaga.

Em números gerais, houve um aumento de inscritos de 9,6% (foi de 61.509 para 67.403 candidatos). O curso que teve mais estudantes inscritos para o Vestibular 2013 foi o de Medicina, com 13.998 estudantes – a carreira é também a mais concorrida, com um índice de 127,3 candidatos por vaga.

    Leia tudo sobre: UnicampVestibular

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG