Jovens Embaixadores serão anunciados no iG ao meio-dia

Mais de 16 mil estudantes da rede pública se inscreveram para participar do programa de intercâmbio promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil

iG Brasília |

O iG vai divulgar, com exclusividade, o resultado da seleção feita pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para o programa Jovens Embaixadores. Criado há 11 anos pela embaixada, o projeto leva estudantes da rede pública de ensino, com perfil de liderança e voluntariado, para um intercâmbio de três semanas no país.

O anúncio será feito pelo embaixador dos Estados Unidos, Thomas Shannon Jr., ao meio-dia, no iG . Mais de 16,5 mil candidatos, de todos os Estados brasileiros, se inscreveram no programa. Para selecionar os 172 pré-finalistas, foram convocadas mais de 60 instituições parceiras do programa. Pelo menos um jovem de cada Estado brasileiro foi selecionado.

Leia também: Do sonho à realidade: jovem ganha dois intercâmbios em um ano

Este ano, o número de participantes será um pouco maior do que no ano passado. Devido ao crescente interesse dos estudantes no projeto, a embaixada ampliou o número de selecionados de 35 para 37 estudantes. Os finalistas não escolhidos (135 jovens) serão convidados a participar de um programa de imersão, na própria embaixada, em julho de 2013.

Liderança

O programa Jovens Embaixadores foi criado pela Embaixada dos EUA no Brasil para dar oportunidades a estudantes brasileiros que dificilmente teriam a chance de aperfeiçoar os conhecimentos de inglês fora do País. A experiência de sucesso já se espalhou por todos os países do continente americano.

Para participar, é preciso ter entre 15 e 18 anos, ser aluno da rede pública, nunca ter viajado para os Estados Unidos, ter excelente desempenho escolar, participar de atividades de responsabilidade social e voluntariado (pelo menos um ano), ter boa fluência oral e escrita na língua inglesa e perfil de liderança.

Saiba mais: Conheça as regras para validar seu intercâmbio

A viagem dos 37 escolhidos ocorrerá em janeiro. Na primeira semana, eles vão visitar escolas e projetos sociais em Washington, DC. Depois, serão divididos em subgrupos para diferentes cidades americanas, onde ficarão hospedados em casas de famílias locais, vão frequentar aulas em colégios de ensino médio e participarão de atividades de voluntariado.

    Leia tudo sobre: Jovens embaixadoresintercâmbio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG