Universitários brasileiros dominam competição internacional de matemática

Equipe nacional ganhou quatro das seis medalhas de ouro disputadas na 4ª Competição Ibero-americana Interuniversitária de Matemática

iG São Paulo |

O grupo formado pelos estudantes Régis Prado Barbosa e Gabriel Mello Dalalio, do Institutto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); Renan Henrique Finder, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); e Davi Lopes Alves de Medeiros, da Universidade Federal do Ceará (UFC), conquistou quatro das seis medalhas de ouro em disputa na 4ª Competição Ibero- americana Interuniversitária de Matemática, realizada em Guanajuato, no México, entre os dias 1 e 5 de outubro.

Outras medalhas: Aluno ouro na Olimpíada Internacional de Matemática é estreante na competição

Brasil vence Olimpíada de Matemática dos países de língua portuguesa

O Instituto Militar de Engenharia (IME), representado por quatro competidores, ajudou a consolidar a hegemonia brasileira na competição, conquistando uma medalha de prata, duas de bronze e uma menção honrosa.

A equipe brasileira é selecionada pelo projeto Olimpíada Brasileira de Matemática, mantido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT–Mat).

Criado em 2009, o campeonato é realizado todos os anos. Ao todo, participaram da disputa 52 estudantes de 14 instituições de ensino superior do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala e México.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG