Alunos que querem aumentar prazo do Fies têm até 31 de dezembro para pedir

Possibilidade concedida em setembro permite ampliação em dois semestres, aditamentos devem ser feitos pelo site do Fies

iG Brasília |

Os estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ganharam uma chance de aumentar o prazo do financiamento em até dois semestres. Portaria publicada nesta quarta-feira determina que os interessados devem solicitar o aditamento dos contratos até o dia 31 de dezembro.

Leia também:  Alunos do Fies sofrem constrangimentos por falhas no pagamento

A medida tomada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pelo Fies, beneficia os alunos que, por acaso, foram reprovados em uma matéria (ou vierem a reprovar), ficaram doentes ou tenham algum outro impedimento que o afaste das aulas. Podem fazer a solicitação os estudantes que fecharam contratos a partir de 2010.

O aluno que por qualquer motivo não conseguiu concluir o curso entre o segundo semestre de 2010 e o primeiro semestre de 2012 poderá pedir a extensão do prazo no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

Entenda: o que é Fies

Nos semestres seguintes, o pedido para dilatação do financiamento deve seguir o prazo estabelecido na Portaria Normativa nº 16 , publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 5 de setembro. Conforme a norma, o estudante pode pedir a extensão a partir do primeiro dia do último mês do semestre de encerramento do curso até o último dia do primeiro trimestre do semestre posterior.

Regras: Ministério limita renda para participantes do Fies

Após a solicitação no sistema, o pedido precisa ser validado pela Comissão Permanente de Supervisão e Avaliação (CPSA) da instituição de ensino superior em até cinco dias e, em seguida, o estudante deve efetuar a renovação do financiamento para o semestre dilatado.

    Leia tudo sobre: fiesfinanciamento estudantilMECFNDE

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG