Resultado preliminar da prova objetiva do 8º Exame de Ordem foi divulgado nesta quarta-feira

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta quarta-feira (19) o resultado preliminar da prova objetiva do 8º Exame de Ordem Unificado, que foi aplicada no último dia 9. Dos 117.884 candidatos que se submeteram à primeira fase, 114.520 estiveram presentes e, destes, 51.246 alcançaram a média mínima para passar à próxima etapa, o que corresponde a um percentual de 44,75% de aprovação.

Veja se foi aprovado

Obtiveram aprovação nesta primeira etapa os examinados que acertaram 50% das 80 questões propostas. O prazo para questionar o resultado preliminar vai até as 12h do dia 22 de setembro. O gabarito definitivo da primeira fase – já com os resultados dos recursos interpostos – será divulgado no dia 4 de outubro.

Veja também: ranking de faculdades por aprovação até o 8º Exame de Ordem

A segunda fase, com prova prático-profissional – para a qual só se submeterá o candidato que for aprovado nesta primeira etapa – será realizada no dia 21 de outubro.

Recursos: Bacharéis podem recorrer em 3 questões do Exame de Ordem

O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Podem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres. A aprovação é requisito necessário para advogar.

Aprovação baixa no último exame

Após duas edições com índices recorde de aprovação, a prova voltou a registrar uma queda no número de aprovados no 7º Exame . Dos 109.649 candidatos que prestaram a prova, 16.419 receberam o registro de advogado, um percentual de 14,97% - 11 pontos percentuais a menos em relação ao exame anterior, quanto 25,98% dos participantes na primeira fase foram aprovados. No 5º Exame de Ordem, 24,52% tinham passado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.