Federais no Rio programam calendário de aulas até abril de 2013

UFRJ e UniRio já recomeçaram as aulas. Conselhos UFRRJ e da UFF ainda não definiram datas de reposição de dias perdidos por greve

Agência Estado |

Agência Estado

Duas universidades federais no Estado do Rio de Janeiro já estabeleceram novo calendário acadêmico, com reposição das aulas e previsão de início no novo semestre – a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde as atividades foram retomadas na semana passada, e a Universidade Federal do Estado do Rio (UniRio), em que as aulas recomeçaram nesta segunda-feira (17). Os conselhos das universidades Federal Rural e da Fluminense (UFF) ainda não definiram as novas datas.

Leia também: Sindicato das Federais decide acabar com a greve nas universidades

Na UniRio, as reposições vão até 1º de novembro. O segundo semestre de 2012 será cumprido entre novembro e abril de 2013. Já na UFRJ, o período letivo termina em 13 de outubro. O semestre subsequente será entre 15 de outubro e 16 de março de 2013.

Na volta às aulas na UniRio, alunos de cursos como biologia e biomedicina contabilizavam prejuízos com as pesquisas perdidas. Julio Cesar da Silva, de 27 anos, aluno do curso de enfermagem, teve duas linhas de pesquisa aprovadas, mas só poderá tocar uma delas a partir de 19 de novembro, quando se iniciam as aulas do segundo semestre letivo de 2012.

"Minha pesquisa, sobre os fatores que influenciaram a escolha do curso de enfermagem, é com alunos do primeiro período. Preciso esperar a situação se normalizar. Além dos quatro meses perdidos com a greve, ainda preciso esperar mais dois meses para iniciar o trabalho", afirma.

A Rural define terça-feira (18) o novo calendário acadêmico e só retoma as aulas na segunda-feira (24). Em assembleia nesta segunda-feira, os professores da UFF decidiram acompanhar o fim da greve, e o reinício das aulas foi marcado para quarta-feira.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG