OAB aplica mais um exame para registrar advogados neste domingo

Prova objetiva do 8º Exame de Ordem será aplicada para 117.872 candidatos em todo o País

iG São Paulo |

Estão inscritos para a primeira fase do 8º Exame de Ordem Unificado neste domingo 117.872 candidatos a receber a carteira para advogar. A prova, que será realizada a partir das 14h, é objetiva com 80 questões de disciplinas obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito. Quem for aprovado nesta etapa, deverá prestar um teste prático-profissional.

Ranking de faculdades: Federais são campeãs de aprovação no exame da OAB

A divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva será feita no site da OAB, na noite deste domingo, após o período de cinco horas previsto para a realização do exame. O resultado preliminar será divulgado no dia 19 de setembro.

Na segunda fase, no dia 21 de outubro, os candidatos respondem a quatro questões sob a forma de situação-problema, dentre as seguintes áreas: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal ou Direito Tributário. Segundo a OAB, Penal é área jurídica escolhida pelo maior úmero de candidatos.

A preferência por essa disciplina se explica, na opinião do presidente nacional da OAB, pelo fascínio que o Direito Penal causa no estudante logo em seus primeiros contatos com os fundamentos e princípios. “O Direito Penal cuida da liberdade do ser humano, um dos bens maiores que deve ser buscado pelo advogado”, explica Ophir. Entre os 117.872 examinados, 33.558 se submeterão à prova prática em Direito Penal, caso sejam aprovados na primeira etapa. A segunda disciplina mais escolhida pelos estudantes foi Direito do Trabalho, opção de 26.676 do total de inscritos.

Aprovação baixa no último exame

Após duas edições com índices recorde de aprovação, a prova voltou a registrar uma queda no número de aprovados no 7º Exame . Dos 109.649 candidatos que prestaram a prova, 16.419 receberam o registro de advogado, um percentual de 14,97% - 11 pontos percentuais a menos em relação ao exame anterior, quanto 25,98% dos participantes na primeira fase foram aprovados. No 5º Exame de Ordem, 24,52% tinham passado.

    Leia tudo sobre: Exame de OrdemOAB

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG