Unifesp discute futuro do câmpus de Guarulhos até quarta-feira

Ciclo de debates sobre permanência ou não da unidade no bairro dos Pimentas é realizado a partir desta segunda-feira

Agência Estado |

Agência Estado

O futuro do câmpus Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no bairro dos Pimentas, começa a ser decidido nesta segunda-feira. Um ciclo de debates que segue até quarta-feira discutirá a localização da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH), nome oficial da unidade. Lideranças estudantis do câmpus reclamam que não terão espaço e representatividade suficientes no evento.

Leia também: Licitação para prédio da Unifesp de Guarulhos fracassa

A programação foi promovida por uma comissão especial, com representantes dos seis cursos e estudantes. A comissão foi criada por decisão da congregação do câmpus, para debater a permanência ou não da unidade nos Pimentas depois que um grupo de professores encaminhou à reitoria um dossiê exigindo a saída da instituição do local .

O documento, com 18 páginas, diz que a unidade é isolada geográfica e culturalmente, além de não acrescentar nada ao carente Bairro dos Pimentas. Além de dificultar o acesso a funcionários e alunos, colaborando para os altos índices de abandono dos cursos, a localização prejudicaria as pretensões de excelência do câmpus.

O desconforto com a localização já havia surgido entre docentes, mas foi a primeira oficialização da proposta à reitoria. O documento sugere a ida para o centro de São Paulo, onde a Unifesp abrirá uma faculdade de Direito.

O reitor Walter Albertoni descartou a saída da Unifesp de Guarulhos , mas disse que a unidade poderia decidir sobre a necessidade da transferência de alguns cursos. Por isso, docentes aprovaram a criação da comissão, e o ciclo de debates e discussões foi marcado para esta semana.

Além de professores, estudantes do câmpus e lideranças comunitárias, também participam dos encontros acadêmicos e intelectuais de outras instituições.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Leia tudo sobre: UnifespcâmpusBrasília

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG