Feira de universidades americanas vai a Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro

Delegação de mais de 60 instituições de ensino está no Brasil para atrair mais estudantes brasileiros para os Estados Unidos

Valor Online |

Valor Online

Uma delegação de mais de 60 universidades americanas, organizada pelo governo dos Estados Unidos, está no Brasil para atrair mais estudantes brasileiros para instituições de ensino superior nos EUA. Organizada pela Alumni Advising-EducationUSA, a 10ª edição da feira EducationUSA ocorre em Brasília no sábado, 1/9, em São Paulo na segunda-feira, 3/9, e no Rio de Janeiro, na quarta-feira, 5/9. Em São Paulo, terá o maior número de universidades participantes, 80. A entrada é gratuita, mas é preciso se inscrever pelo site da feira .

Leia também:
Universidades americanas fazem 'ofensiva' por alunos no Brasil
Para brasileiros, benefícios de estudar fora ofuscam custos 

Organizações como a Columbia University, a University of California – Los Angeles (UCLA) e a Boston University são algumas das instituições que estarão presentes para oferecer oportunidades de cursos de graduação, pós e doutorado. Ao longo do dia, haverá palestras sobre temas como visto de entrada no país e ajuda financeira. A feira faz parte de uma missão do Centro de Orientação EducationUSA, que faz parte do Departamento de Estado dos EUA, e do Departamento de Comércio.

Oportunidade: Praticar esporte rende bolsa de estudo nos EUA

O subsecretário de Comércio dos Estados Unidos, Francisco Sanchez, abrirá a feira nas três cidades e irá se reunir com representantes brasileiros dos Ministérios de Desenvolvimento e Comércio, de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, além da Capes. Atualmente, os Estados Unidos são o principal destino de brasileiros que escolhem estudar no exterior. Segundo dados da Organização para Economia, Cooperação e Desenvolvimento (OECD na sigla em inglês), em 2009, 27% dos brasileiros estudando fora estavam no país.

Ranking: Princeton lidera lista de melhores universidades dos EUA

A missão diplomática americana no Brasil diz que hoje há cerca de 8.700 brasileiros estudando em instituições americanas, o que faz do Brasil o 14° país no ranking de estudantes internacionais nos Estados Unidos. A expectativa dos organizadores da feira é aumentar esses números, aproveitando iniciativas dos dois governos para fomentar o intercâmbio de estudantes.

O Ciência sem Fronteiras , do governo brasileiro, quer oferecer 100 mil bolsas de estudo para brasileiros no exterior. Já a iniciativa do governo americano "100 Mil Unidos pelas Américas" quer aumentar para 100 mil o número de estudantes latino-americanos e caribenhos no país.

Datas e locais:

1º de setembro - Brasília - Hotel Meliá 21 - das 11h às 16h

3 de setembro - São Paulo - Hotel Intercontinental - das 17h às 21h

5 de setembro - Rio de Janeiro - Hotel Windsor Atlântica - das17h às 21h

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG