MEC regulamenta oferta de bolsas remanescentes do Prouni

Vagas ainda não preenchidas poderão ser distribuídas a alunos já matriculados com bom desempenho ou aprovados em vestibulares

iG São Paulo |

As bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2012 que não foram preenchidas pelos candidatos selecionados no processo seletivo regular poderão ser concedidas a alunos matriculados em semestres anteriores com bom desempenho acadêmico ou por candidatos classificados nos vestibulares do segundo semestre nas instituições. Essas regras para preenchimento das vagas remanescentes foram publicadas no Diário Oficial da União nesta terça-feira, dia 28.

Entenda: O que é Prouni

As instituições de ensino superior não são obrigadas a oferecer bolsas neste processo, mas se quiserem participar devem preencher os Termos de Concessão de Bolsa para os estudantes beneficiados, no Sistema Informatizado do Prouni (Sisprouni). De acordo com a portaria, o prazo para preenchimento dos termos vai até o dia 14 de setembro.

As universidades deverão divulgar para os alunos o conteúdo da portaria normativa, além do número de bolsas disponíveis em cada curso e turno. Também deverão exibir a lista dos estudantes inscritos para as bolsas disponíveis e, posteriormente, dos estudantes aprovados e reprovados.

Irregularidade: MEC desvincula do Prouni instituição denunciada pelo iG

Para receber a bolsa, os estudantes devem ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou na rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola. Para preencher as vagas de bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, nas quais é concedido desconto de 50% na mensalidade, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Terão prioridade na ocupação das bolsas, segundo o texto, os estudantes que são professores da rede pública de ensino, que estejam matriculados em cursos de licenciatura e pedagogia.

    Leia tudo sobre: Prounibolsas de estudoensino superior

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG