MEC divulga dados do Ideb 2011

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, mede a qualidade da educação nas escolas públicas do Brasil

iG São Paulo

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta terça-feira os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, principal indicador nacional da qualidade do ensino.

Em uma escala de 0 a 10, o Ideb do Brasil cresceu de 4,6 para 5,0, nos anos iniciais do ensino fundamental, e de 4,0 para 4,1, nos anos finais desta etapa, superando as metas estabelecidas. No ensino médio, o Brasil teve Ideb 3,7, exatamente a meta determinada para este ano.

O índice foi criado em 2005, quando se estabeleceram as metas. O objetivo do País é chegar a 2021 com índice 6,0, nos anos iniciais, 5,5, nos anos finais, e 5,2, no ensino médio, próximo ao nível dos países desenvolvidos.

O Ideb é calculado com base no desempenho dos alunos na Prova Brasil, de português e matemática, e na taxa de aprovação das escolas. A avaliação é aplicada a alunos da 4ªsérie/5º ano e 8ª série/9º ano de todas as escolas públicas com mais de 20 alunos matriculados na turma. Estudantes do 3º ano do ensino médio e de escolas particulares são avaliados de forma amostral.



    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG