Ciência sem Fronteiras abre inscrições para bolsas de intercâmbio na graduação

Inscrições para bolsas em instituições de sete países estão abertas até 14 de setembro. EUA têm 5 mil vagas e Alemanha outras 500

iG São Paulo | - Atualizada às

O Ciência sem Fronteiras , programa do governo federal que concede bolsas a universitários e pesquisadores no exterior, abriu na última segunda-feira (6) inscrições para sete países: Alemanha, Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Estados Unidos, Holanda e Reino Unido. Os estudantes de graduação interessados em realizar intercâmbio devem se inscrever até as 23h59 do dia 14 de setembro.

Leia também: Ciência Sem Fronteiras suspende bolsa de 25 alunos

Resposta do governo: Dilma cobra CNPq sobre não renovação de bolsas

Os Estados Unidos oferecem nessa chamada 5 mil vagas e a Alemanha outras 500. De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), os demais países não definiram quantas vagas vão ofertar nessa chamada. As vagas são para ingresso em janeiro de 2013 e setembro de 2013 e as bolsas cobram todas as despesas dos estudantes.

Para participar, o estudante deve estar matriculado em curso de nível superior numa das áreas prioritárias do programa (tecnológicas, engenharias, ciências exatas, biológicas, nanotecnologias, entre outras); ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso; ter bom desempenho acadêmico; proficiência no idioma exigido pelo edital e se comprometer a permanecer no Brasil pelo dobro de tempo que permanecer no exterior.

A nota de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2009, será utilizada como critério classificatório somente nos casos em que a demanda for maior que a oferta de vagas no país de destino.

Para acessar os editais, fichas de inscrição e demais informações, visite a página de graduação do site do Ciência sem Fronteiras.

Veja fotos de universidades dos EUA que já receberam estudantes brasileiros:

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG