Candidatos devem manifestar interesse na lista de espera do Prouni até sábado

Estudantes que não foram selecionados nas chamadas anteriores devem acessar o site do programa e pedir a inclusão do nome na lista. As novas convocações serão feitas no dia 7

iG Brasília |

O prazo para que os estudantes inscritos no Programa Universidade para Todos (Prouni) ainda não convocados manifestem interesse em continuar na disputa por uma bolsa está aberto. Até sábado (dia 4), os candidatos precisam acessar o site do programa e pedir a inclusão de seus nomes nas listas que serão enviadas pelo Ministério da Educação às instituições.

Entenda: o que é Prouni

Na terça-feira, dia 7, o resultado será divulgado. As instituições participantes do programa vão convocar os candidatos de acordo com as vagas disponíveis. O candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares ou pré-selecionado em sua segunda opção de curso (independentemente de ter o Termo de Concessão de Bolsa emitido pela instituição) pode participar da lista de espera para o curso da primeira opção.

Irregularidade: MEC desvincula do Prouni instituição denunciada pelo iG

Quem não foi pré-selecionado nas chamadas regulares em que tenha ocorrido não formação de turma na sua primeira opção ou pré-selecionado em sua primeira opção de curso e reprovado por não formação de turma pode participar da lista de espera para o curso da segunda opção. 

O programa

O Prouni oferece 90.311 bolsas de estudos de graduação em 1.316 instituições particulares de educação superior de todo o País. O número de cursos é 322. Puderam se candidatar às 52.487 bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933). As 37.824 bolsas parciais (50% da mensalidade) foram destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866) por pessoa.

O sistema recebeu 874.273 inscrições de 456.973 candidatos - cada estudante poderia fazer até duas opções de cursos. As inscrições acabaram dia 2 de julho.

Problemas no Sisu: Greve afeta matrículas de aprovados pelo Sisu

Mudanças

O Ministério da Educação prepara, ainda para este ano, duas grandes mudanças no Prouni . A primeira delas é elevar o critério de renda para incluir mais estudantes no ensino superior e a outra é criar mecanismos para aumentar a oferta de bolsas em cursos estratégicos para o desenvolvimento econômico do País e diminuir a concentração em programas da área de humanas.

    Leia tudo sobre: Prouniensino superior

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG