Inscrições para o 8º Exame de Ordem estão abertas

Bacharéis em Direito que pretendem exercer a advocacia precisam ser aprovados no teste. Prova da primeira fase será aplicada no dia 9 de setembro

iG Brasília |

As inscrições para o 8º Exame de Ordem Unificado estão abertas. Até as 23h59 do dia 16 de agosto, os bacharéis em Direito interessados em exercer a advocacia podem preencher o formulário de inscrição, disponível somente no site da Ordem dos Advogados do Brasil ou no da Fundação Getúlio Vargas , responsável pela prova.

A prova objetiva, que compõe a primeira fase do Exame exigido para quem quer ser advogado, será aplicada no dia 9 de setembro. Os candidatos responderão a 80 questões de disciplinas obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito. Pelo menos 15% dos itens compreenderão conteúdos do Estatuto da Advocacia da OAB (Lei 8.906/94), seu regulamento geral, código de ética e disciplina e direitos humanos.

Leia também: Aprovação no 7º Exame de Ordem despenca para 12%

Apenas os aprovados na primeira fase passam para a etapa seguinte, composta por prova prático-profissional. Nessa avaliação, os candidatos respondem a quatro questões sob a forma de situação-problema, dentre as seguintes áreas: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Empresarial, Direito Penal ou Direito Tributário. A prova da segunda fase ocorrerá em 21 de outubro.

Agência Brasil
Índice de aprovação no 7º Exame de Ordem Unificado voltou a cair. Inscrições para o próximo exame estão abertas

Os locais onde os candidatos farão as provas da primeira fase serão divulgados no site da OAB em 3 de setembro. Vale lembrar que os estudantes do último ano do curso também podem fazer a prova. O edital com todos os detalhes sobre o exame está disponível no site da Ordem.

Resultados preliminares

Após duas edições com índices recorde de aprovação, o Exame de Ordem voltou a registrar uma queda na aprovação , segundo dados preliminares da 7ª edição calculados pelo iG . Foram aprovados cerca de 13,7 mil (12%) dos 111.910 estudantes e bacharéis inscritos no último exame.

Os números finais de aprovação devem aumentar após a análise de recursos, mas os dados preliminares indicam que serão bem mais baixos do que os do 6º Exame de Ordem , quando foram aprovados 25.912 (25,98%) dos 99.742 candidatos que fizeram a prova da primeira fase. No 5ª exame, a aprovação havia ficado em 24,52% – 26.010 dos 106.086 que participaram da prova foram aprovados.

Para a segunda fase do 7º Exame de Ordem foram convocados 45.884 candidatos, 41% dos inscritos, índice semelhante ao das edições anteriores, o que significa que os candidatos tiveram uma dificuldade maior nesta etapa.

    Leia tudo sobre: Exame de OrdemOAB

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG