Escolas do Rio receberão kit que estimula interesse pela ciência

Instituto Vital Brazil desenvolveu vídeos didáticos que serão distribuídos com manual para professores

Agência Brasil |

Agência Brasil

Estimular a curiosidade e despertar o interesse pela ciência em crianças e adolescentes são os principais objetivos do material didático, formado por dois vídeos, lançado nesta terça-feira, dia 10, pelo Instituto Vital Brazil, empresa de ciência e tecnologia do Estado do Rio de Janeiro. O kit Vital para o Brasil será distribuído a mais de 1,4 mil escolas públicas em municípios fluminenses, com um manual para os professores.

Leia também: MEC vai incluir ciências na Prova Brasil, informa ministro

De acordo com Érico Vital Brazil, presidente da Casa de Vital Brazil, museu mineiro dedicado ao cientista que descobriu o soro antiofídico, o trabalho é resultado de quase quatro anos de pesquisa. A instituição é parceira na produção do material.

“O que nos motivou a fazer todo esse trabalho foi o desejo de popularizar a ciência, de levar o conhecimento às diferentes faixas etárias, além de inspirar e motivar vocações científicas entre os estudantes. Também queremos resgatar a memória de Vital Brazil, já que suas descobertas tiveram grande peso não só aqui, mas também no exterior”, disse ele, que é neto do cientista.

Escolas adotam estratégias diversas para ensinar sustentabilidade

Um dos DVDs que compõem o kit conta a história de Vital Brazil, mineiro da cidade de Campanha, trazendo informações sobre sua trajetória e obra. O outro tem dez pequenos vídeos, com 12 minutos cada, que abordam prevenção de acidentes, produção de soros antivenenos e características de animais peçonhentos, como serpentes, escorpiões e aranhas.

O material didático inclui ainda um guia de atividades com sugestões específicas para professores sobre como abordar o assunto em sala de aula. Os vídeos também poderão ser assistidos pelo site da instituição.

O projeto, que custou aproximadamente R$ 290 mil, foi financiado pelo Instituto Vital Brazil e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

O Instituto Vital Brazil é um dos 21 laboratórios oficiais brasileiros e um dos quatro fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG