Federal do Ceará retoma matrículas pela internet

Inscrição de aprovados pelo Sisu foi suspensa na sexta-feira em função da greve nas universidades federais

iG São Paulo | - Atualizada às

Após ter suspendido as matrículas de estudantes aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na sexta-feira , dia 29 de junho, por causa da greve dos servidores técnico-administrativos , a Universidade Federal do Ceará (UFC) retomou o processo nesta terça-feira pela internet. Desde o início da manhã um sistema online recebe a solicitação de matrícula, segundo nota publicada no site da instituição.

Com o novo sistema, o calendário do Sisu será mantido na universidade e os alunos aprovados em primeira chamada têm até a próxima segunda-feira, dia 9 de julho, para fazer a inscrição no endereço www.prograd.ufc.br/sisu .

Resposta do governo: Para MEC, problemas em matrículas do Sisu são pontuais

Segundo o cronograma do Ministério da Educação, a matrícula começou na sexta-feira em todas as universidades que participam do Sisu, mas o comando da greve de funcionários federais decidiu interromper o processo. Na sexta, o MEC negou que o problema fosse generalizado e divulgou em nota que as matrículas não estavam sendo feitas apenas na Federal do Piauí (UFPI), do Recôncavo da Bahia (UFRB) e em alguns câmpus da Federal do Tocantins (UFT) e da Tecnológica do Paraná (UFTPR), além da UFC.

Nesta terça-feira, o ministério informou ao iG que as matrículas nas universidades e institutos federais estão sendo realizadas e que o MEC está acompanhando diariamente a situação das instituições no Sisu.

O Sisu foi criado pelo MEC para unificar a oferta de vagas em universidades públicas, que são disputadas pelos estudantes a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) . Nesta edição, 642 mil candidatos participaram da disputa de cerca de 30 mil vagas.

Após o término dessa primeira etapa de matrículas, o Sisu convocará outros alunos no dia 13 de julho. 

Veja algumas das universidades que mais receberam inscrições no Sisu de meio de ano: 



    Leia tudo sobre: SisuEnemgreve nas federaisUFCensino superior

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG