O que é o Ciência sem Fronteiras

Saiba o que é programa Ciência sem Fronteiras e como conseguir uma bolsa de estudos de intercâmbio em uma universidade no exterior

iG São Paulo

O programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação para fornecer bolsas de intercâmbio a estudantes brasileiros de graduação e pós-graduação com bom desempenho acadêmico em instituições de ensino superior do exterior.

O objetivo é promover a internacionalização da ciência, tecnologia e inovação brasileiras e investir nos talentos acadêmicos brasileiros. O governo pretende enviar ao exterior 101 mil estudantes até o ano de 2014 ( 75 mil com bolsas do governo e 26 mil bolsas serão concedidas com recursos da iniciativa privada).

Para as bolsas de graduação sanduíche, o candidato deve estar matriculado em curso de nível superior numa das áreas prioritárias do programa (tecnológicas, engenharias, ciências exatas, biológicas, nanotecnologias, entre outras); ter cursado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso, e se comprometer a permanecer no Brasil pelo dobro de tempo que permanecer no exterior.

Serão elegíveis os estudantes que alcançaram a média mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 600 pontos e possuem bom aproveitamento acadêmico. Também podem participar alunos dos programas de Iniciação Científica e aqueles premiados em Olimpíadas de Matemática ou Ciências, Feiras Científicas e atividades similares, de mérito reconhecido.

Os editais para as vagas são elaborados pelo CNPq e Capes e trazem demais pré-requisitos para a participação, como o domínio da língua dos países participantes. As chamadas públicas são sempre divulgadas no site www.cienciasemfronteiras.gov.br .

Veja as universidade americanas que receberam alunos brasileiros no 1º semestre de 2012 :

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG