Ismart identifica estudantes de escolas públicas com alto potencial acadêmico e paga estudos em colégios de elite de SP e do Rio

O Ismart (Instituto Social Para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos) está com inscrições abertas para o processo seletivo para bolsas de estudo em colégios particulares de São Paulo, São José dos Campos, Cotia, Sorocaba e Rio de Janeiro. Alunos de escolas públicas matriculados no 7° ou no 9° ano do ensino fundamental e com alto potencial acadêmico podem se inscrever e concorrer a uma das cerca de 180 vagas de dois projetos diferentes.

Leia tambémEstudo mede contribuição da escola ao desenvolvimento intelectual

Rodrigo de Lima cursa o 3º do ensino médio no Colégio Bandeirantes, em São Paulo, com o Bolsa Talento
Arquivo pessoal
Rodrigo de Lima cursa o 3º do ensino médio no Colégio Bandeirantes, em São Paulo, com o Bolsa Talento

Para participar, é necessário estar dentro da faixa etária adequada dos anos letivos indicados, nunca ter repetido o ano escolar e ser proveniente de família com renda per capita de no máximo dois salários mínimos. O processo seletivo exige também comprometimento do estudante com os estudos, maturidade e apoio da família.

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de agosto, pelo aluno ou por seu professor, no site www.ismart.org.br . O processo seletivo é dividido em cinco etapas: questionário online; testes; entrevista individual; visita domiciliar; e dinâmica de grupo.

Projeto Alicerce – 7º ano

Os estudantes matriculados no 7° ano podem se candidatar ao Projeto Alicerce, que oferece gratuitamente um curso preparatório de dois anos para as provas de seleção para cursar o ensino médio nas melhores escolas particulares parceiras do projeto: Bandeirantes, Objetivo e Santo Américo, em São Paulo/SP; Objetivo, em São José dos Campos/SP; Santo Inácio e São Bento, no Rio de Janeiro/RJ. Neste programa, o estudante continua na rede pública e faz o curso na escola particular no contraturno. Ao passar no processo seletivo do colégio escolhido, o aluno continua a ser um bolsista Ismart durante todo o ensino médio.

Um recente estudo feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo com estudantes participantes do Projeto Alicerce apontou que o programa melhora consideravelmente o desempenho acadêmico dos alunos. Os estudantes saíram no nível adequado para o avançado em dois anos de estudos.

Bolsa Talento – 9º ano

Para os alunos que estão cursando o 9° ano do ensino fundamental, o Instituto oferece o programa Bolsa Talento, que concede bolsas para o ensino médio nos seguintes colégios: Arquidiocesano, Bandeirantes, Etapa, Lourenço Castanho, Móbile e Objetivo, em São Paulo/SP; Sidarta, em Cotia/SP; Uirapuru, em Sorocaba/SP; e PH, no Rio de Janeiro/RJ.

Em ambos projetos, o Ismart oferece os recursos necessários para o desenvolvimento integral do aluno, como uniforme, material escolar, alimentação e transporte, além do pagamento da mensalidade. Ao concluírem o ensino médio, os bolsistas ainda podem ganhar uma bolsa-auxílio de um salário mínimo para cursar a faculdade, se aprovados nos vestibulares de excelência.

Atualmente, os dois programas atendem cerda de 880 estudantes. Desde 1999, o Instituto atendeu cerca de 1.200 jovens, dos quais 260 ingressaram em cursos de excelência nas melhores universidades do País.

Estudantes do Ismart em evento de confraternização no final de 2011
Divulgação
Estudantes do Ismart em evento de confraternização no final de 2011


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.