Ato em Brasília pede ampliação do acesso a creches e pré-escolas

Campanha Nacional pelo Direito à Educação encerra Semana de Ação mundial com manifestação lúdica para crianças

Agência Brasil |

Agência Brasil

Com o tema Educação Infantil de Qualidade, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação promoveu nesta quarta-feira (13) o Ato Público Lúdico, no Parque da Cidade, na região central da capital federal. O objetivo foi chamar a atenção das autoridades para a necessidade de garantia do acesso a creches e a pré-escolas de qualidade.

Leia também: Maioria das vagas abertas em creches no Brasil é particular

O ato marcou o encerramento da Semana de Ação Mundial, uma iniciativa da Campanha Global pela Educação que, desde 2003, ocorre simultaneamente em mais de 100 países, como forma de pressionar líderes mundiais e políticos para que cumpram os tratados e as leis nacionais e internacionais. “No Brasil, durante a semana, foram distribuídos materiais de apoio para 150 municípios e foram realizadas várias atividades com pinturas, palestras e teatro sobre o direito de educação infantil de qualidade”, destacou a coordenadora executiva da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Iracema Nascimento.

Ela lembrou que o direito ao ensino infantil está previsto na Constituição de 1988. “A educação infantil foi incluída como a primeira etapa da educação básica, e por isso estamos lutando para ser efetivada, que não fique só reconhecida no papel. O maior problema que estamos enfrentando é a falta de creches, as que existem não têm qualidade adequada”. Segundo Iracema, pesquisas mostram que crianças que passam pela educação infantil têm maior capacidade de aprendizagem.

Agência Brasil
Ato lúdico da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, em Brasília, pede ampliação do acesso de crianças a creches e pré-escolas

De acordo com a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria de Educação do Distrito Federal (DF), Edna Barroso, o número de estabelecimentos destinados à essa etapa de ensino é insuficiente para atender a toda demanda. Segundo ela, este ano serão construídas no DF 31 unidades voltadas a crianças até 5 anos.

    Leia tudo sobre: crecheeducação infantil

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG