Publicidade
Publicidade - Super banner
Educação
enhanced by Google
 

Mercadante defende criação de teste educacional só para a América Latina

Ministro da Educação defendeu proposta - estudada pelo MEC desde o ano passado - na Argentina, onde participa de encontro com outros ministros do Mercosul

iG Brasília |

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu, nesta quinta-feira, a proposta de criar um teste educacional só para a América Latina. A proposta está em estudo entre integrantes dos ministérios responsáveis pelos sistemas educacionais de países como Argentina, Colômbia, Costa Rica, Peru, Equador e Chile, desde o ano passado.

Leia também: MEC estuda criação de teste educacional só para América Latina

Mercadante, que participa da 42ª Reunião de Ministros da Educação do Mercosul, em Buenos Aires, Argentina, disse que os países da região devem buscar uma avaliação de caráter regional. Além disso, ele sugeriu a criação de uma comissão de ministros para propor encontro com os responsáveis pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).

De acordo com o ministro, o objetivo da futura reunião seria “colaborar para a busca de equidade na aplicação” da avaliação internacional, realizada pela Organização de Cooperação dos Países Desenvolvidos (OCDE). As primeiras discussões sobre o tema, como o iG havia antecipado, começaram em novembro de 2011.

Os defensores da proposta acreditam que o Pisa não contribui para melhorar o aprendizado das crianças e dos adolescentes dos países latinos. O ministro da Educação da Argentina, Alberto Sileone, quer que essa comissão elabore um índice de avaliação regional. No encontro, a proposta ganhou o apoio de ministros e delegados do Uruguai, Paraguai, Colômbia, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Venezuela.

Intercâmbio

Mercadante propôs ainda novos programas de bolsas de estudos – que teriam duração de um ano – para estudantes de graduação e pós-graduação desses países. O ministro defendeu a troca não só de experiências, como também de material pedagógico na região.


*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC

Leia tudo sobre: PisaMercadanteMECavaliação

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG