Gestores terão acesso às notas da Prova Brasil 2011 na segunda

Diretores e secretários de Educação poderão consultar o desempenho de escolas e redes de ensino. Prazo para recorrer vai até 13/06

iG São Paulo |

Os resultados preliminares da Prova Brasil 2011 estarão disponíveis na internet (site portal.inep.gov.br ) na segunda-feira (4). Diretores escolares e secretários de educação de Estados e municípios poderão conhecer o desempenho das escolas e das redes de ensino apenas acessando o sistema de divulgação online ou por meio do login e senha do Educacenso.

Novidade : MEC vai incluir ciências na Prova Brasil, informa ministro

De acordo com a portaria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, dia 1, os gestores escolares terão até 13 de junho para pedir ao Inep eventuais correções nas médias de desempenho. Posteriormente, ainda sem data definida, os dados estarão disponíveis a toda a sociedade.

Resultado em 2009: Apenas metade das escolas cumpre Ideb 2009

O recurso a ser interposto por gestores ao Inep deve ocorrer por meio de ofício assinado pelo diretor da escola ou secretário municipal ou estadual de educação com as justificativas que fundamentem a solicitação de correção. Os ofícios deverão ser digitalizados, anexados e enviados por meio de formulário eletrônico no endereço portal.inep.gov.br/institucional-faleconosco . Só serão aceitos recursos encaminhados por meio eletrônico.

A Prova Brasil faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e é aplicada a estudantes do 5º e 9º anos e é um dos elementos de avaliação do sistema educacional brasileiro. Além do exame, professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, profissionais e de condições de trabalho. A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades.

As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

*Com informações da Agência Brasil

    Leia tudo sobre: Prova BrasilescolasIdebSaeb

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG