América Latina tem apenas duas universidades na lista da Times Higher Education das melhores com menos de 50 anos

Um novo ranking da revista britânica Times Higher Education (THE) é o segundo divulgado nesta semana para classificar as universidades com menos de 50 anos. Assim como aconteceu com a avaliação da empresa Quacquarelli Symonds (QS), a Unicamp, fundada em 1996, é a única brasileira entre as 50 melhores. Na lista da THE, a instituição apareceu em 44º lugar. Na da QS, publicado na segunda-feira, havia ficado em 22º lugar .

A Unesp, que começou a funcionar em 1976, aparece no ranking das instituições criadas a partir de 1962 da THE em 99º lugar. No levantamento criado para identificar que nações podem ameaçar os Estados Unidos e a Grã-Bretanha na área da educação superior nos próximos anos os países asiáticos ganharam destaque, mas a América Latina segue sem relevância. As duas universidades brasileiras são as únicas entre as 100 melhores. A Ásia tem seis instituições entre as top 20, inclusive a primeira colocada: Universidade de Ciência e Tecnologia de Pohang, da Coreia do Sul.

A Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, ficou em segundo lugar, seguida pela Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong. Em quarto lugar aparece a Universidade da Califórnia, dos EUA, e na sexta posição o Instituto de Ciência e Tecnologia, da Coreia do Sul.

A Grã-Bretanha foi o país com mais universiadades entre as 100 melhores, com 20 instituições classificadas e 5 delas na lista das 20 melhores.

Para classificar as universidades, a Times Higher Education utiliza 13 indicadores de performance, os mesmos usados para fazer o ranking mundial de universidades divulgado em outubro, mas com menor peso para itens relacionados ao prestígio acadêmico. Esses indicadores se inserem em cinco categorias: pesquisa, citações em publicações científicas, ensino, reputação internacional e financiamento privado.

No ranking mundial geral da THE o primeiro lugar em 2011 foi conquistado pela Universidade de Harvard . A USP foi a primeira do Brasil, na 178ª posição . A Unicamp aparece no ranking entre as posições 276 e 300.

Veja o ranking THE de instituições com menos de 50 anos completos

Imagens da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) :

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.