Unicamp está em 22º lugar em ranking de universidades jovens

Novo levantamento mostra melhores instituições criadas nos últimos 50 anos

iG São Paulo |

Fundada em 1966, a Unicamp está em 22º lugar entre as melhores universidades “jovens” do mundo, ou com menos de 50 anos segundo classificação da empresa Quacquarelli Symonds (QS). O novo ranking divulgado na segunda-feira tem apenas uma brasileira na lista das top 50 e é baseado no ranking mundial QS, que examina 700 instituições .

Nesta nova classificação, a primeira colocada é a Universidade Chinesa de Hong Kong, seguida da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong. Em terceiro, está a britânica Universidade de Warwick. Aparece em quarto lugar a Universidade Tecnológica Nanyang, de Cingapura, e o Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia Avançada, da Coreia do Sul.

Segundo a avaliação publicada no site da própria empresa especializada em pesquisas educacionais, o ranking das universidades criadas a partir de 1962 mostra uma realidade muito diferente do resultado do ranking geral. Enquanto as americanas e britâncias dominam o ranking mundial QS, instituições asiáticas são destaque entre as mais jovens.

Para a QS, este novo ranking mostra que os investimentos das economias emergentes podem mudar a liderança em educação superior na próxima geração.

No ranking internacional divulgado pela QS em setembro a Unicamp ficou em 235º lugar, e a USP em 169º. A Universidade de Cambridge foi a primeira da lista, e a norte-americana Harvard manteve a segunda posição.

Veja o ranking das universidades jovens completo

    Leia tudo sobre: Unicamprankinguniversidades

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG