Olimpíada de Matemática bate recorde de escolas e cidades

Competição terá 46.728 estabelecimentos de ensino participantes de quase todos os municípios do Brasil; 19 milhões estão inscritos

iG São Paulo |

A 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (Obmep) terá a maior abrangência nacional de sua história. A competição bateu o recorde de escolas inscritas com 46.728 unidades e de municípios participantes, 99,42% dos 5.565 do País - apenas 32 municípios não têm escolas representantes. Participarão desta edição 19.140.824 estudantes.

Raphael Gomide, iG Rio de Janeiro
Os medalhistas de 2011 José Márcio, Sandoel e Antônio, do Piauí
Em seu primeira edição, em 2005, a Obmep teve 31.031 escolas inscritas e pouco mais de 10 milhões de estudantes participantes. A abrangência era de 93,5% dos municípios brasileiros. O recorde de alunos inscritos foi registrado na 6ª edição, 19.665.928.

Participam desta edição alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. Serão premiados 500 estudantes com medalhas de ouro, 900 de prata, 3,1 mil de bronze, além de certificados de menção honrosa. Projeto de estímulo ao estudo da matemática, a olimpíada é voltada para as escolas públicas, estudantes e professores de todo o País.

Para incentivar a participação, a Obmep produz e distribui materiais didáticos, oferece estágio aos professores premiados e a participação de alunos no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC). No PIC, medalhistas estudam matemática por um ano com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

Calendário

Veja as próximas datas de todas as etapas do evento: 5 de junho, aplicação das provas da primeira fase nas escolas; 26 de junho, último prazo para as escolas enviarem os cartões-resposta dos classificados para a segunda fase; 15 de agosto, divulgação dos classificados para a segunda fase e do local de realização das provas; 15 de agosto a 14 de setembro, período para as escolas indicarem, na página eletrônica da Obmep, os professores dos alunos classificados para a segunda fase; 15 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), provas da segunda fase; 30 de novembro, divulgação dos premiados na página eletrônica da olimpíada.

Promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação; e da Educação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. Na 7ª edição, em 2011, a Obmep recebeu 18,7 milhões de inscrições de alunos de 44,6 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG