13/03 - 15:02 - Redação
SÃO PAULO – A Secretaria de Estado da Educação divulgou nesta quinta-feira os resultados do Sistema de Avaliação e Rendimento do Estado de São Paulo (Saresp), que aponta as principais deficiências do ensino no Estado e serve para orientar os pontos a serem trabalhados.
Os dados de língua portuguesa do Saresp 2007 mostram que, em comparação ao desempenho dos alunos da rede estadual de São Paulo no Saeb 2005 (avaliação federal no Estado), todas as séries tiveram crescimento nas médias. Na 4ª do Ensino Fundamental, por exemplo, a média passou de 178 para 187. Na 8ª o crescimento foi de 228 para 243. Na 3ª série do Ensino Médio houve ampliação de 254 para 263.
Em matemática, apesar de apresentar uma pequena melhora, a rede estadual manteve a média de 183 pontos na 4ª série e ampliou dois pontos na 8ª e na 3ª do Ensino Médio (230 para 232 e 262 para 264, respectivamente).
Segundo a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro., a disciplina receberá uma atenção especial. "Estamos investindo pesadamente na recuperação de matemática. Desde o início do ano os alunos de 5ª a 8ª e de Ensino Médio estão com recuperação desta disciplina, por 42 dias, algo inédito no Brasil. Já em abril iremos implantar uma nova recuperação paralela, focada nas dificuldades identificadas no Saresp", afirmou.
A secretaria também implantou mudanças para o Ensino Médio, que terá maior foco na recuperação em matemática e língua portuguesa, e para as séries iniciais, que tem como meta alfabetizar todos os alunos com 8 anos de idade.
O Saresp 2007 foi realizado com cerca de 2 milhões de alunos, em novembro de 2007. Sua comparação com o Saresp 2005 (último realizado) não é possível devido à diferença de sistema utilizado. A partir deste ano o Saresp será comparável com as avaliações seguintes e com as avaliações federais.
Com o Saeb 2005 esta comparação já é possível, pois seguiram a mesma base e métrica. Todas escolas receberão boletins com as médias e sua distribuição de notas.
Publicidade
Ensino fundamental de 9 anos registrou aumento de matrículas