13/11 - 13:05 - Redação
A Secretaria de Ensino do Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 13, que todos os profissionais de ensino que engressarem na rede terão de passar por três anos de estágio probatório.
A medida era prevista na Constituição do estado, mas só passou a fazer efeito com o decreto, assinado pelo governador José Serra e publicado no diário oficial de São Paulo do último sábado.
De acordo com a Secretaria de Ensino, serão levados em conta para a avaliação dos profissinais a assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, comprometimento, eficiência e produtividade durante três anos antes da contratação efetiva.
Passarão pela análise professores, diretores, coordenadores pedagógicos, dirigentes regionais de ensino, vice-diretores, supervisores de ensino e professores-coordenadores.
O período de estágio probatório ficará suspenso nas seguintes condições: licença-gestante, licença para exercer mandato efetivo, licença por acidente de trabalho, readaptação funcional, designação ou afastamento.
Ao completar dois anos e meio de estágio probatório, os profissionais terão de ser avaliados por seus superiores e, em seguida, a avaliação irá ampliar os níveis, passando para dirigentes de ensino até, enfim, chegando à Secretaria, que formará uma comissão para avaliar os professores que ingressarem na rede.
Publicidade
Inscrições para vagas de professores-coordenadores vão até amanhã
Ministro espera aprovação de novo piso para professores nesta terça-feira
Recursos para educação continuam insuficientes, defendem especialistas