ver novamente

Eduardo Paes

Nome Eduardo Paes
Nascimento 14 de novembro de 1969
Nacionalidade Brasileira
Formação Direito
Partido PMDB-RJ
Redes sociais
Eduardo da Costa Paes (Rio de Janeiro, 14 de novembro de 1969) formou-se em Direito na PUC-RJ, mas a entrada desde cedo na política não lhe permitiu exercer a advocacia de forma efetiva. É bacharel em Direito, sem registro na OAB.

Começou na política na Juventude Cesar Maia – ao lado de Indio da Costa, ex-deputado federal e candidato derrotado na chapa de José Serra em 2010 – e logo foi designado subprefeito de Jacarepaguá e da Barra da Tijuca, aos 23 anos. Foi secretário de Meio Ambiente do ex-guru até 2002, com quem brigou no ano seguinte, indo para o PSDB. No novo partido, foi liderado por Serra e FHC e chegou a ser secretário-geral da sigla.

Veja o especial do iG sobre eleições 2012

Típico rapaz da zona sul carioca, nascido e criado no Jardim Botânico e na praia de São Conrado, chegou a fazer figuração em novelas da Globo na juventude.

Em 1996, aos 27, foi o vereador mais votado do Rio, com 82.418 votos. Elegeu-se deputado federal em 1998 e se reelegeu em 2002.

Atualmente aliado ao governador Sérgio Cabral, Paes renega o seu "pai político", embora ainda mantenha algumas características dele – como a forma de falar à TV e alguns trejeitos. Não prima pela fidelidade partidária. Teve cinco partidos em 19 anos de vida política, algumas dessas mudanças acompanhando Cesar Maia.

Como prefeito do Rio, estabeleceu uma gestão focada em metas e planejamento. No seu primeiro ano, o Rio conquistou a sede das Olimpíadas de 2016, superando candidatos fortes, como Chicago, Tóquio e Madri. Em 2012, ele tenta a reeleição como grande favorito.

As Olimpíadas serviram como forte impulsionador de empreendimentos na cidade – como as vias expressas Transolímpica, Transoeste, Transcarioca, integrando as zonas norte, oeste, centro e o aeroporto internacional. A revitalização da área do porto, criando o "Porto Maravilha", é outra bandeira de sua gestão, assim como as Clínicas da Família.

É casado com Cristine Paes e pai de Bernardo e Isabela.

Últimas Notícias

      Todas as notícias