publicidade

 


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Biotecnologia: cib leva especialistas ao expodireto cotrijal 2007

09/03 - 13:21 - Agência Safras

SAFRAS (09) - Pela segunda vez, o Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) participará do Expodireto Cotrijal, uma das mais importantes feiras de agronegócios do Rio Grande do Sul, a ser realizada de 12 a 16 de março, em Não-me-toque. Além de divulgar materiais informativos sobre cultivos geneticamente modificados (GM), como o Guia do Milho e o recém-lançado relatório "Benefícios Econômicos e Ambientais da Biotecnologia no Brasil", o CIB aproveitará a oportunidade para promover palestras e debates com os participantes do evento.

"Os agricultores gaúchos já conhecem na prática as vantagens das variedades transgênicas para a economia e o meio ambiente e, agora, poderão ter contato direto com grandes profissionais que cientificamente estudam o assunto", diz Alda Lerayer, Diretora-Executiva do CIB. "Às vésperas da possível sanção da Medida Provisória (MP) 327, que valorizará a pesquisa científica e equilibra a aprovação dos transgênicos, é muito importante que aconteça a maior integração entre produtores rurais e pesquisadores, de forma oferecer as respostas mais seguras para toda a sociedade", avalia.

Um dos especialistas que estará em Não-me-toque, à convite do CIB, é o engenheiro agrônomo Edílson Paiva, da Embrapa Milho e Sorgo. Ele ministrará a palestra "Perspectivas da cultura de transgênicos para o Brasil", avaliando as aplicações e o estado da arte da biotecnologia, sem deixar de lado os aspectos éticos e a influência dos produtos GM no cotidiano. "Na medida em que a ciência se desenvolve e a aceitação da transgenia no campo se amplia, a população vai ficando cada vez melhor informada, apagando assim velhos preconceitos ideológicos", comenta.

Outra palestra, "Transgênicos e desenvolvimento econômico", será conduzida pelo professor José Maria da Silveira, do Instituto de Economia Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (IEA/Unicamp). Sua apresentação estará pautada em três pontos: 1) o atraso na liberação do milho Bt; 2) os entraves burocráticos da pesquisa científica; 3) a necessidade da retomada dos pontos em aberto do Protocolo de Cartagena, tratado internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) discutido em Curitiba, em março de 2006, que trouxe à tona os sistemas e métodos de identificação de cargas contendo OGMs para exportação e incentivou o debate da rotulagem de transgênicos. "Uma vez que o mundo já sinaliza o rápido desenvolvimento de produtos transgênicos com maior qualidade para a alimentação humana, beneficiando diretamente o consumidor final, é fundamental que o Brasil seja mais ágil", diz.

Além destes dois palestrantes, o CIB terá como convidado especial o professor Ernesto Paterniani, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). Considerado um dos maiores especialistas em genética do milho no Brasil, Paterniani foi diretor do Instituto de Genética e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da universidade. Atualmente, é membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo; consultor da Embrapa; membro da Technical Advisory Committee e da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). As informações são da Assessoria da Imprensa do CIB.

======================================================================= Local: auditório do setor de produção vegetal e animal do Expodireto Cotrijal Programação (sujeita a alterações) 13 de março terça-feira 10h00 Edílson Paiva, agrônomo e pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo 14 de março quarta-feira 10h00 José Maria da Silveira, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ======================================================================== (CBL)




US Multimídia


Publicidade


Enquete