iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

ULTIMO SEGUNDO

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

BB reavaliará risco de 94 mil clientes da agricultura empresarial

03/07/2009 - 20:30 - Agência Estado

Logo Agência Estado

Piracicaba, 3 - O vice-presidente de Agronegócios do Banco do Brasil (BB), Luiz Carlos Guedes Pinto, afirmou hoje que a instituição financeira irá reavaliar o risco de 94 mil clientes da agricultura empresarial, volume que representa cerca de um terço dos entre 250 mil e 300 mil tomadores de crédito do BB no agronegócio. O banco é o primeiro a anunciar a operação desde que a medida foi aprovada para o crédito rural, em reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Até então a avaliação de risco era feita automaticamente por meio de normas do Banco Central (BC), prática que ainda segue para os clientes fora da carteira de crédito rural.

Segundo Guedes, com a reavaliação o cliente do crédito rural poderá ser reclassificado em um nível de risco menor e assim fazer novos financiamentos, ou mesmo prorrogar outras operações. Pelas normas do BC anteriores à mudança, o risco do cliente bancário era classificado com códigos que variavam de AA a H. Para cada nível, os bancos precisam fazer um provisionamento correspondente a um porcentual do valor do empréstimo, que varia de 1%, para o AA, a 100% para o H.

De acordo com ele, a partir do código D, para o qual é necessário uma reserva do banco de 10% para garantir o risco de o cliente não pagar seu empréstimo, as instituições não fazem mais novos operações. "Para complicar, um produtor que tem risco baixo em cinco empréstimos, por exemplo, e precisa prorrogar um deles, todos os outros são reclassificados para D, o que trava o crédito", disse o vice-presidente de Agronegócios do BB e ex-ministro da Agricultura.

Guedes não soube informar quanto em volume de crédito representam os 94 mil clientes agrícolas que serão reavaliados pelo BB, mas lembrou que a carteira de crédito do banco atinge hoje R$ 65 bilhões. Desse total, R$ 18 bilhões são dívidas prorrogadas, o que não significa que todo esse valor corresponda aos empréstimos dos clientes que serão reavaliados.




US Multimídia


Publicidade


Enquete


 

Contador de notícias