iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

ULTIMO SEGUNDO

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Influenza A contamina grande número de suínos, diz governo argentino

26/06/2009 - 15:38 - Agência Estado

Logo Agência Estado

Buenos Aires, 26 - Um grande número de suínos foi contaminado na Argentina pelo vírus da gripe Influenza A (H1N1), conhecida como gripe suína, segundo informou hoje o presidente do Serviço Nacional de Qualidade Agroalimentar (Senasa), Jorge Amaya. Em uma entrevista hoje à rádio Mitre, Amaya disse que em uma granja dedicada à criação de suínos, onde foi detectada a transmissão do vírus da Influenza A aos porcos, "vários animais estão contaminados e muitos morreram".

Amaya esclareceu que não há perigo em consumir carne suína. "Não se assustem porque nunca houve nenhum problema no consumo de carne destes animais porque (a carne) é submetida aos sistemas de processamento que matam o vírus", disse o funcionário público. "Estamos trabalhando nos arredores para detectar outros eventuais contágios e estamos investigando quais pessoas estiveram na granja onde os animais foram contaminados", explicou ele, sem oferecer detalhes sobre números.

Segundo o Ministério de Saúde, a possibilidade de contágio da gripe suína é maior do que a da gripe comum, que costuma afetar a população durante o inverno. A ministra da pasta, Graciela Ocaña, confirmou hoje que na próxima semana, após as eleições de domingo, o governo pode decretar a emergência sanitária na área metropolitana, que envolve a capital federal (Buenos Aires) e a Província de Buenos Aires. Até ontem à noite, quando o último boletim oficial foi divulgado, o país registrava 23 mortes provocadas pela gripe suína e 1.488 pessoas contaminadas.

A emergência sanitária implica fechamento de todos os lugares de grande circulação de pessoas, como teatros, cinemas, shopping centers, escolas, estádios de futebol e restaurantes, por um determinado período. O objetivo é interromper a velocidade de circulação do vírus. Na Argentina, em apenas um mês, os casos da doença aumentaram de dois para quase 1.500. E todas as mortes ocorreram somente nos últimos 10 dias.




US Multimídia


Publicidade


Enquete


 

Contador de notícias