O banco russo Sberbank não pretende ser um investidor "estratégico" no longo prazo da montadora de carros alemã Opel, declarou nesta quinta-feira seu patrão, Guerman Gref, durannte o Foro de São Petersburgo (noroeste da Rússia).
"O Sberbank não pretende se tornar um parceiro estratégico da Opel", afirmou.
Questionado sobre se o Sberbank pretendia revender seu pacote de ações na Opel, Gref respondeu: "claro que sim, depois". A compra destas ações poderá ser feita por um "investidor russo", declarou à televisão russa.
"O principal objetivo desta aquisição é contribuir para a reestruturação de ativos russo", ainda explicou este ex-ministro do Desenvolvimento Econômico.
Ao comentar a operação, Gref destacou que a construtora canadense Magna, parceira do Sberbank na compra da Opel, "conhece bem o mercado russo".
"Esta união será vantajosa para a Rússia e para a Alemanha. Conseguiremos cortar um número mínimo de empregos", ressaltou.
O banco russo Sberbank deve ficar com 35% da Opel, Magna com 20%, e a montadora norte-americana General Motors deve manter seus 35%.
Leia mais sobre Opel