03/06/2009 -
14:53
-
Agência Estado
Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam em queda hoje, pressionados pelo declínio nos papéis de bancos e de empresas ligadas ao segmento de matérias-primas (commodities). Também contribuiu para as perdas um maior grau de ceticismo com relação aos sinais de recuperação da economia europeia, após a divulgação da queda recorde de 4,8% do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro (16 países europeus que compartilham a moeda) no primeiro trimestre deste ano ante igual período do ano passado.
A Bolsa de Londres caiu 2,09%, para 4.383,42 pontos, a de Frankfurt recuou 1,74%, a 5.054,53 pontos, e a de Paris teve queda de 2,02%, para 3.309,65 pontos. Em Madri, o índice IBEX-35 perdeu 2,07%, para 9.464,80 pontos.
Entre as ações do setor financeiro, o britânico Barclays caiu 5,03%, dando continuidade ao declínio registrado na sessão anterior, quando a International Petroleum Investment, do emirado de Abu Dabi, anunciou que pretendia vender 1,3 bilhão de ações do banco. O suíço UBS recuou 4,24%, após a agência reguladora da indústria financeira da Suíça afirmar que enrijecerá as regras salariais para executivos de bancos e seguradoras no início do ano que vem, mas que o UBS terá de cumprir regras mais rígidas que já estão em vigor. O espanhol BBVA teve queda de 3,39% e o alemão Deutsche Bank recuou 3,87%.
Entre as petrolíferas, a Royal Dutch Shell caiu 1,66% e a British Petroleum (BP) recuou 2,17%. No segmento de mineração, a Anglo American teve queda para 5,95% e a BHP Billiton perdeu 4,11%. As informações são da Dow Jones.
Leia mais sobre bolsas
Publicidade