iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

ULTIMO SEGUNDO

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Paulo Bernardo vê falta de recursos do BID contra crise

29/03/2009 - 14:32 - Agência Estado

Logo Agência Estado

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse hoje, pouco antes de entrar para o primeiro debate que antecede a abertura da Assembleia de Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que haverá falta de recursos no banco multilateral para atender à demanda dos países da América Latina e Caribe em 2010. "Temos uma situação de escassez de recursos em 2009 e uma provável falta de recursos em 2010", afirmou o ministro, defendendo a necessidade de recapitalização do banco, principal pauta do encontro, mas acompanhada de medidas para agilizar o acesso aos recursos.

"Em nossa opinião é importante aumentar o tamanho do banco", disse, lembrando que a recapitalização anterior levou três anos para ser aprovada pelos governos e congressos de todos os países. Atualmente, o BID agrega 48 países.

O aumento do capital do BID está no centro das discussões da Assembleia de Governadores. A proposta, defendida em meio ao agravamento da crise econômica global e à dificuldade de financiamento causada pela crise financeira, pode enfrentar resistência nos congressos dos países membros, que já lidam com adversidades domésticas.

A assembleia do BID será aberta hoje, às 19h30 (de Brasília), com a presença do secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, do ministro das Finanças da Colômbia, José Miguel Insulza, do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, e do presidente do BID, Luis Alberto Moreno.




US Multimídia


Publicidade


Matérias Relacionadas

Membros do BID pedem capitalização do organismo

BID concede empréstimo de US$ 1 bilhão ao BNDES

BID: economia latina é a melhor das últimas décadas


Enquete


 

Contador de notícias