19/11 - 12:36 , atualizada às 12:53 19/11 - AFP
O índice dos preços ao consumidor nos Estados Unidos caiu em outubro 1,0% em relação ao mês anterior, a maior baixa já registrada, segundo dados corrigidos por variações sazonais publicadas nesta quarta-feira pelo departamento do Trabalho.
Esta queda, um recorde desde que é feita a estatística, iniciada em 1947, é superior à antecipada pelos analistas, que a situavam em 0,8% em média.
Excluindo a alimentação e energia, ítens que são considerados mais voláteis, o índice de base caiu 0,1%. Em setembro, o indicador tinha apresentado alta de 0,1%.
O levantamento do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos mostrou que os preços da energia caíram 8,6% em outubro e os dos alimentos aumentaram 0,3%. Em setembro, houve declínio de 1,9% e avanço de 0,6%, respectivamente.
Esta redução de preços implica uma sensível moderação da inflação anual, que cai a 3,7%, contra 4,9% no mês anterior.
(Com informações da AFP e Valor Online)
Leia mais sobre preços
Publicidade
Feijão é o item com maior alta na cesta mensal da Associação de Supermercados
FGV constata preços mais altos em feiras livres do que em supermercados