05/06 - 12:06, atualizada às 12:06 05/06 - Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias
BRASÍLIA - O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, elogiou nesta quinta-feira a decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), de aumentar a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, o que elevou a taxa básica de juros de 11,75% para 12,25%.
Segundo ele, o trabalho do Banco Central (BC) e da equipe econômica no combate a inflação é sempre positivo. "Eu tenho muita prudência para comentar isso, mas eu sempre apóio as decisões do Copom. Nós podemos até achar que em determinado momento houve uma medida que poderia ser diferente, mas a verdade é que o BC e o Copom têm feito um trabalho exemplar de controle da inflação nesses cinco anos e meio de governo Lula", disse Bernardo.
Para o ministro do Planejamento, o Brasil tem feito um grande esforço no combate a inflação. De acordo com ele, apesar da alta da inflação, o País está em melhores condições do que as nações vizinhas. “Estamos melhor que muitos países da nossa região. O Brasil está com a situação muito boa no controle da inflação. Mesmo comparando com a Europa nós estamos melhores nessa questão. E nós precisamos garantir isso, porque a inflação, com certeza, é o inimigo principal dessa luta que nós travamos aí o tempo todo na economia. Acho que o Copom está certo”, disse.
Publicidade
Contra a inflação, Banco Central aumenta os juros e Selic fica em 12,25%