21/05 - 13:42 - Agência Estado
A maioria das bolsas européias fechou em baixa hoje, mais uma vez pressionadas pelos preços recorde do petróleo. Hoje, o barril ultrapassou a marca de US$ 130 tanto em Londres quanto em Nova York.
Papéis de montadoras tiveram perdas expressivas, pois teme-se que a alta do petróleo provoque uma espiral de elevação de custos de matérias-primas, como aço, e que isto reduza os lucros das companhias.
Londres
Com leve alta, Londres foi exceção hoje, porque por lá predominam ações do setor petrolífero e de mineração. O índice FT-100 avançou 0,10%, para 6.198,10 pontos. Royal Dutch Shell avançou 4,7% e BP subiu 3,5%. BHP Billiton encerrou com valorização de 2,1% e Anglo American teve alta de 1,8%.
Paris
Na Bolsa de Paris, o índice CAC-40 fechou com perda de 0,54%, em 5.027,55 pontos. Peugeot Citröen recuou 4,6% e Renault declinou 3,3%. Também sob pressão do petróleo caro, Air France caiu 3,5%. Já a petrolífera Total avançou 1,8%.
Frankfurt
O DAX-30, da Bolsa de Frankfurt, encerrou com queda de 1,09%, em 7.040,83 pontos. Mais uma vez, as baixas foram mais expressivas entre companhias do setor de transporte. Daimler caiu 2,8%, Lufthansa cedeu 3,1% e Volkswagen recuou 1,2%.
Madri
Na Bolsa de Madri, o Ibex-35 declinou 0,96%, para 13.857,20 pontos. Iberia fechou em baixa de 0,9%, Telefónica caiu 1,2% e Santander recuou 1,5%.
Lisboa
Em Lisboa, a forte valorização das ações da Galp (+5%) ajudou o índice PSI-20 a fechar praticamente estável, em queda de 0,04%, aos 10.901,69 pontos. As informações são da Dow Jones.
Leia mais sobre bolsas de valores da Europa
Publicidade
Dow Jones e Nasdaq verificam ganhos; depois de PIB dos EUA, investidores esperam decisão do Fed