23/11 - 14:57, atualizada às 16:23 23/11 - Agência Estado
O crescimento da economia brasileira, ancorado nos investimentos e na demanda doméstica, tem feito com que o desempenho do País esteja "mais independente" da demanda internacional, segundo avalia o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. Em palestra hoje na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), ele destacou que o País foi pouco afetado pela crise deflagrada nos mercados internacionais a partir de julho deste ano.
"O mercado brasileiro simplesmente não tomou conhecimento da crise internacional", afirmou.
Segundo Meirelles, o Brasil teve um aumento de risco de crédito, nos últimos meses, inferior à grande parte dos países emergentes e "hoje, pela primeira vez, temos um risco Brasil que se deslocou do índice de aversão ao risco (do mundo)".
Ainda de acordo com Meirelles, a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) e todos os índices de medida do investimento mostram aumento do PIB potencial do Brasil e da capacidade do País de crescer a taxas elevadas. "Não quero só mostrar que a economia brasileira vai bem, mas por que vai bem. Vai bem porque o Brasil pagou o preço de estabilizar a economia e agora colhe os frutos da estabilidade. Precisamos todos trabalhar para que a inflação baixa e a estabilidade econômica passem a ser um valor para o Brasil, para garantir a continuidade do crescimento", encerrou o presidente do BC.
Leia mais sobre Henrique Meirelles
Publicidade
Brasil deve ter passado a ser credor externo em janeiro, diz BC
Brasil inicia 2008 com déficit de US$ 4,2 bilhões na conta de transações correntes