21/09 - 09:19, atualizada às 11:47 21/09 - Redação com agências internacionais
SÃO PAULO - Um dos dirigentes do gigante americano Mattel admitiu nesta sexta-feira em Pequim a existência de um defeito de fabricação em vários de seus brinquedos e pediu desculpas aos chineses.
"É muito importante que todos entendam que o defeito de fabricação registrado na imensa maioria dos brinquedos retirados do mercados foi culpa da Mattel, e não dos fabricantes chineses", declarou Thomas Debrowski, vice-presidente do número um mundial do setor dos brinquedos, na presença do diretor da agência chinesa do controle de qualidade.
"A Mattel assume toda a responsabilidade pelo sucedido, e gostaria de pedir desculpas pessoalmente ao povo chinês e a todas as pessoas que compraram brinquedos fabricados por nós", acrescentou Debrowski.
A fabricante de brinquedos já anunciou três recalls de brinquedos. O primeiro, de 1,5 milhão de produtos fabricados na China, foi provocado também pelo excesso de chumbo. Duas semanas depois, a empresa realizou um dos maiores recalls da história, com o recolhimento de 21 milhões de brinquedos ao redor do mundo, sendo 850 mil no Brasil. No dia 8 deste mês, anunciaram outro recall de 850 mil brinquedos. Alguns brinquedos continham excesso de chumbo e outros pequenos ímãs que se soltavam e poderiam ser engolidos pelas crianças. O excesso de chumbo em contato com o corpo humano pode causar desde dores de cabeça até danos cerebrais.
Em agosto, o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior suspendeu todas as licenças de importação de produtos da empresa para impedir que brinquedos com defeito entrem no Brasil.
Segundo o ministério, a suspensão só será revogada quando a fabricante atender a todas as normas técnicas, que são estabelecidas por órgãos do governo e fiscalizadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
A empresa estimou no mês passado que teria um gasto ao redor de US$ 30 milhões para a realização de recalls este ano. Além de testes com produtos prontos, a empresa afirmou que está realizando testes com matérias-primas e durante a produção na China. A Mattel garantiu que as empresas chinesas que fabricavam os produtos com problemas foram excluídas da lista de terceirizados da Mattel.
A lista completa com os brinquedos envolvidos nessas trocas pode ser vista no site www.recallmattel.com.br.
(*Com informações da AFP)
Leia mais sobre: Recall da Mattel
Publicidade
Governo suspende licença de importação de produtos da Mattel
