iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Crescimento da zona euro desacelera mais do que o previsto no 2° trimestre

14/08 - 15:59 - AFP

O crescimento da zona euro se desacelerou mais do que o previsto no segundo trimestre, com números decepcionantes nos principais países, embora estes retrocessos não devam por em dúvida a boa saúde da economia européia.

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) na zona euro se elevou 0,3% no segundo trimestre de 2007, contra 0,7% no primeiro, segundo a estimativa pública publicada nesta terça-feira pelo centro europeu de estatísticas, o Eurostat.

Os analistas consultados pela agência Thomsom Financial News tinham previsto um aumento de 0,6%, um número duas vezes maior do que o verificado.

"O crescimento da zona euro foi claramente mais fraco do que o esperado no segundo trimestre. Diversos fatores pesaram no crescimento nos diferentes países", ressaltou Howard Archer, economista para a zona euro do centro de estudos Global Insight.

"A decepção foi generalizada, com números mais baixos do que o esperado nos principais países europeus", comentou Sunil Kapadia, economista da UBS, que considerou que o "máximo absoluto" de crescimento da zona euro ficou "provavelmente para trás".

Comparado com o segundo trimestre de 2006, o PIB aumentou em 2,5%, contra 3,1% no trimestre anterior.

No entanto, destacou que com uma confiança econômica "ainda em nível elevado, mesmo que recentemente tenha caído" e com uma taxa de desemprego em seu maior nível (6,9% em junho), "os fundamentos continuam sendo bons", o que permitiria "manter um crescimento elevado em 2007 e 2008".

As principais economias européias registraram, em maior ou menor escala, uma lentidão no segundo trimestre, segundo os números nacionais publicados nesta terça-feira.

O crescimento da Alemanha, por exemplo, a maior economia do continente, sofreu uma desaceleração maior do que a prevista devido aos fracos desempenhos na construção civil. O país apresentou um crescimento de 0,3% do PIB, contra o 0,5% registrados no primeiro trimestre.

A França também apresentou o crescimento medíocre de apenas 0,3%, contra o 0,5% do primeiro trimestre, um resultado inferior às previsões do Banco da França, que contavam com 0,6%. O comércio exterior pesou sobre o PIB francês, enquanto os investimentos em seu conjunto também apresentaram lentidão.

O crescimento espanhol, um dos mais dinâmicos da Europa, também sofreu ligeira desaceleração, e o PIB cresceu 0,8% - contra a marca de 1,1% do primeiro trimestre - devido à moderação do consumo dos lares.

Já na Holanda, o crescimento também se reduziu 0,2% segundo uma primeira estimativa, enquanto o PIB da Itália registrou um aumento de 0,1% contra o 0,3% alcançado no primeiro trimestre.

Apesar de ser generalizada, esta desaceleração da economia não deveria incitar o Banco Central Europeu a mudar seu objetivo de um crescimento de sua taxa de investimento de 4% a 4,25%.

slb/pg



US Multimídia


Publicidade


Enquete