Tóquio, 30 jul (EFE).- A produção industrial do Japão subiu 1,2% em junho em relação ao mês anterior, anunciou hoje o Ministério de Economia, Comércio e Indústria japonês.
Trata-se do primeiro aumento neste índice em quatro meses, o que, segundo a agência local de notícias "Kyodo", marca uma tendência que deve ser mantida até o final deste ano.
O índice de produção de minas e fábricas se situou em 108,4 sobre a base de 100 do ano 2000, de acordo com o relatório preliminar do Ministério japonês.
O Governo japonês assegurou que o setor manufatureiro estima um aumento de 1,8% em sua produção industrial para julho e uma alta de 4,9% em agosto.
Segundo analistas consultados pela "Kyodo", os dados mostram um aumento nas exportações das empresas japonesas, sobretudo dos fabricantes de automóveis. EFE psh mh