iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

IGP-M tem alta de 0,15% na primeira prévia de julho, aponta FGV

13/07 - 08:36 - Valor Online

SÃO PAULO - O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) avançou 0,15% na leitura inicial de julho, abaixo da marca verificada na primeira parcial do mês passado, de 0,31% de alta. Os dados foram apresentados há pouco pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O indicador, usado na correção de tarifas de energia e de boa parte dos aluguéis, subiu 1,62% no acumulado do ano e apresentou acréscimo de 3,86% nos últimos 12 meses.

Neste levantamento, o Índice de Preços ao Atacado (IPA), que representa 60% do índice geral, ampliou-se em 0,11%, após avançar 0,15% no primeiro decêndio de junho. Os produtos agrícolas aumentaram 0,60%, invertendo a direção tomada um mês antes, de baixa de 0,02%. Os produtos industriais verificaram redução de 0,04%, mudando o rumo visto na pesquisa inicial de junho, de crescimento de 0,20%.

Um dos três estágios de produção compreendidos pelo IPA registrou queda - os Bens Intermediários perderam 0,04%, sucedendo expansão de 0,45%. A principal contribuição para esta desaceleração veio do subgrupo combustíveis e lubrificantes para a produção, que saiu de uma alta de 1,24% para uma diminuição de 0,05%.

Os Bens Finais, que baixaram 0,04% na primeira medição de junho, ampliaram-se agora 0,17% devido ao comportamento dos alimentos processados (-0,12% para 1,34%).

As Matérias-Primas Brutas também abandonaram o território negativo registrado na abertura de junho (-0,20%) para verificarem neste levantamento acréscimo de 0,34%. Itens agropecuários como bovinos (0,47% para 2,90%), aves (0,23% para 4,63%) e mandioca (-11,26% para -0,89%) influenciaram no resultado.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que responde por 30% do indicador, aprofundou a tendência de alta, indo de 0,14% no primeiro decêndio de junho para um aumento de 0,26% agora. Este movimento refletiu o crescimento mais acentuado do ramo Alimentação, de 0,08% para 0,57%, por causa da elevação dos preços das frutas, dos laticínios e das aves e ovos.

O Índice Nacional do Custo da Construção (INCC), representativo de 10% do IGP-M, por sua vez, suavizou o ritmo de expansão, vendo na primeira prévia de julho ampliação de 0,09% após o 1,79% na medição inicial de junho. O índice relativo a Materiais e Serviços subiu 0,08%. O índice que representa o custo da Mão-de-Obra teve elevação de 0,10%, bem menos do que o 3,04% de um mês antes.

O primeiro decêndio do IGP-M de julho compreendeu o intervalo entre os dias 21 e 30 do mês de junho.

(Valor Online)


US Multimídia


Publicidade


Enquete