Lisboa, 25 jun (EFE).- O governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, destacou hoje que o mercado brasileiro de energias renováveis e da indústria petroquímica oferece grandes perspectivas para os investidores portugueses.
Cabral lidera uma missão governamental que está fazendo uma visita a Portugal junto com representantes de cerca de 20 empresas do estado.
Segundo o governador, estão sendo projetados investimentos de cerca de US$ 31 bilhões para os setores de energias renováveis e da indústria petroquímica.
O secretário de Agricultura do estado, Christiano Áureo, disse que são esperados € 250 milhões em investimentos por parte dos portugueses para criar "um pólo sustentável de biocombustíveis".
Áureo defendeu os investimentos portugueses no projeto agrícola e industrial para a produção de etanol e biodiesel, cujo "sucesso é garantido", para consumo no Rio de Janeiro e nos estados vizinhos.
"O mercado de energia 'verde' vai florescer nos próximos anos, no Brasil e também no estrangeiro", argumentou.
O alto funcionário disse que 80% dos automóveis vendidos atualmente no país já funcionam com uma percentagem variável de etanol e que no Rio de Janeiro é "obrigatório" o uso de biodiesel nos transportes públicos.
"O preço do etanol aumentou cerca de cinco vezes nos últimos três anos", ressaltou o secretário.
Segundo Aureo, Portugal é um parceiro privilegiado nesta área, já que "tem um sistema financeiro sofisticado e pode articular na União Européia recursos que podem ser encaminhados para a atividade agrícola e industrial de produção de combustíveis ecológicos". EFE mrl ma