iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Produção industrial só cresceu no Sul, diz IBGE

12/06 - 09:11 - Agência Estado

Os dados regionais divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmaram a "acomodação" da indústria em abril, mesmo em São Paulo, responsável por cerca de 40% da produção nacional. A exceção foi o desempenho dos Estados do Sul, impulsionados pela recuperação do setor agrícola.

"Os Estados do Sul mostram evolução em velocidade bem acima da média, como resultado da recuperação do setor agrícola", observou o economista André Macedo, da coordenação de indústria do IBGE. O melhor desempenho foi do Rio Grande do Sul, com aumento de 2,9% na produção em abril ante março (a média nacional foi de 0,1% negativo), de 16,1% ante abril de 2006 e de 9% no primeiro quadrimestre de 2007 ante igual período de 2006.

Na indústria gaúcha, os impactos mais positivos em abril ante igual mês de 2006 vieram da indústria de refino e produção de álcool (32,5%, sob impacto de óleo diesel e nafta para petroquímica), máquinas e equipamentos (38,8%, sob influência de ferramentas hidráulicas de motor não elétrico e semeadores) e alimentos (12,8%, com destaque para carnes e miudezas de aves). Segundo Macedo, esses segmentos têm impacto direto ou indireto do setor agrícola.

No Paraná, apesar da queda de 0,3% em abril ante março, o crescimento de 13,2% em relação a igual mês de 2006 foi o maior apurado ante igual mês de ano anterior desde junho de 2005.

Também nesse Estado houve impacto positivo, na comparação com abril de 2006, de segmentos vinculados à agricultura, como alimentos (16,6%), outros produtos químicos (51,4%, impulsionados por fertilizantes e máquinas e equipamentos (15,6%, com destaque para tratores agrícolas). A indústria paraense acumula expansão de 9,3% no primeiro quadrimestre de 2007.

Em Santa Catarina, a produção ficou praticamente estável (0,1%) em abril ante março e cresceu 8,7% ante abril de 2006, no melhor resultado ante igual mês do ano anterior apurado desde fevereiro de 2005. Nessa base de comparação, os destaques de expansão também estiveram vinculados ao setor agrícola: alimentos (14,8%) e máquinas e equipamentos (18,5%). No primeiro quadrimestre, a indústria local acumulou alta de 4,0%.

São Paulo

Segundo Macedo, os dados regionais, sobretudo de São Paulo, confirmam a acomodação da indústria, sem sinais de inversão da tendência de crescimento. Para ele, a indústria paulista (0,1% ante março, enquanto a média nacional foi de 0,1% negativo), prossegue com perspectivas positivas, apoiadas, sobretudo, nos bens de capital. Em São Paulo, a produção cresceu 4,7% em abril ante igual mês de 2006 e acumulou no primeiro quadrimestre de 2007 uma expansão de 3,4%. Na comparação com abril do ano passado, as principais contribuições positivas vieram de máquinas e equipamentos (16,6%), setor associado à produção de bens de capital, máquinas para escritório e equipamentos de informática (51,7%) e material eletrônico e equipamentos de comunicações (14,4%). As informações são do O Estado de S. Paulo



US Multimídia


Publicidade


Enquete