Sobe para 77 o número de mortos em acidente aéreo no Irã

Voo partiu de Teerã com destino à cidade de Orumiyeh. Segundo a TV estatal, 26 pessoas ficaram feridas e uma está desaparecida

iG São Paulo |

Aliasqar Oftadeh/AFP
Equipes de regaste chegam ao local da queda de avião no Irã
Um avião caiu neste domingo no Irã e deixou ao menos 77 mortos. De acordo com as agências de notícia do país, o voo partiu de Teerã com destino à cidade de Orumiyeh, distante 800 quilômetros da capital.

Os números, porém, ainda podem mudar porque não se sabe ao certo quantas pessoas estavam a bordo do voo. As agências de notícias Fars e Isna disseram que havia 105 pessoas a bordo, mas a TV estatal disse que o número era de 156. A imprensa é controlada e censurada no Irã.

"Infelizmente, 77 de nossos cidadãos morreram, 26 ficaram feridos e foram hospitalizados e uma pessoa encontra-se desaparecida", indicou a TV estatal, citando um centro de informações da polícia.

Nesta segunda-feira, a agência de notícias Isna mencionou o mesmo balanço de vítimas, mas falou em dois desaparecidos.

"Havia no avião 105 pessoas, 94 passageiros e 11 tripulantes. Segundo as últimas cifras do acidente, 77 pessoas morreram, 26 ficaram feridas e duas estão desaparecidas", afirmou à Isna o chefe do Comitê de Crise do Ministério de Estradas e Transportes, Ahmed Majidi.

"O problema para os serviços de resgate é a neve no local do acidente, de cerca de 70 cm de espessura", acrescentou Masumi. O avião da Iran Air, um Boeing 727, segundo a agência Isna, caiu perto da cidade de Orumiyeh por volta das 19h45 local (14h15 de Brasília), informou uma autoridade da Província do Azerbaijão Ocidental. "O avião decolou de Teerã em direção a Orumiyeh e, por causa das más condições meteorológicas, caiu perto de Orumiyeh", disse a fonte.

Acidentes recentes

O Irã sofreu uma série de acidentes aéreos nas últimas décadas. Sanções dos EUA contra o Irã têm impedido o país de comprar novas aeronaves ou peças sobressalentes do Ocidente.

Arte iG
Distância entre Teerã e a cidade de Orumiyeh, localizada em uma região montanhosa, é de aproximadamente 800 quilômetros

O último grande acidente aéreo no Irã foi em julho de 2009. Um avião Tupolev, da Caspian Airlines, com destino à Armênia, pegou fogo no ar e caiu em terra perto da cidade de Qazvin, matando todas os 168 a bordo.

Um dos maiores acidentes aconteceu em fevereiro de 2003, quando um transportador de tropas iranianas Ilyushin-76 caiu no sudeste do Irã, matando todos os 276 soldados da Guarda Revolucionária e tripulantes a bordo. 

*Com Reuters, BBC e AFP

    Leia tudo sobre: IrãTeerãOrumiyehacidente aéreodesastres aéreos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG