Bagagem de mão bem arrumada pode evitar problemas

Conheça os itens que não podem ser levados com o passageiro no avião e veja dicas para agilizar o embarque em voos internacionais

Luísa Pécora, iG São Paulo |

Getty Images
Cartaz do aeroporto de Gatwick, em Londres, esclarece proibição de líquidos a bordo (06/12/2006)
Após os atentados do 11 de Setembro, as regras de segurança ficaram mais rígidas nos aeroportos de todo o mundo. A lista de itens proibidos nas bagagens de mão aumentou e os procedimentos de embarque são mais longos.

Nos EUA, onde as regras são consideradas mais rígidas, 99,5% dos passageiros esperaram mais de 20 minutos para passar pela segurança em 2009, de acordo com estatísticas do governo.

Para evitar problemas e atrasos, veja a lista de itens que não podem ser levados nas bagagens de mão em voos internacionais:

Objetos cortantes ou perfurantes
Canivetes, facas, lâminas de barbear e tesouras de unha só podem ser levados na bagagem que for despachada durante o check-in. Caso contrário, o passageiro poderá ter de descartá-los na área de imigração do aeroporto.

Líquido, gel ou pasta em quantidade superior a 100 ml
A melhor opção é levar qualquer tipo de líquido, gel ou pasta na mala despachada. Se for necessário carregá-los na bagagem de mão, é obrigatório embalar o material em um saco plástico de até 20 cm x 20 cm. Cada saco plástico não pode exceder o volume de 100 ml, e o ideal é prepará-los em casa, e não no aeroporto, para evitar atrasos. Fique atento: recipientes com mais de 100 ml não podem ser transportados mesmo que estejam apenas parcialmente cheios.

Material explosivo
De combustível a tinta inflamável, não são permitidos na bagagem de mão nem na mala despachada.

Armas e munição
Revólveres e balas não são permitidos na bagagem de mão. Consulte a companhia aérea sobre a permissão para levar esse material na mala que será despachada.

Getty Images
Bagagens de mão passam por inspeção no aeroporto internacional de Dallas, no Texas (27/12/09)

Outras dicas que podem agilizar o embarque e evitar problemas:

Medicamentos, alimento para bebês e líquidos especiais
Remédios, sopas, xaropes e soros em quantidade razoável (apenas a necessária para ser utilizada durante o voo) podem ser levados na bagagem de mão e não precisam ser embalados em sacos plásticos. De qualquer forma, devem passar pela inspeção. Se possível, leve a receita médica para evitar problemas.

Perfumes, bebidas e outros líquidos comprados no free shop
Se comprar perfumes, bebidas e outros líquidos no freeshop antes de embarcar, peça que a sacola seja selada e guarde a nota fiscal para o caso de uma comprovação ser necessária. Atenção: em caso de conexão, é possível que as autoridades estrangeiras não aceitem que essas mercadorias sejam levadas na mão. Para garantir, consulte a companhia aérea.

Eletrônicos
É permitido levar aparelhos eletrônicos grandes, como lap tops e DVD players, na bagagem de mão. É comum, porém, que os aparelhos sejam submetidos separadamente à inspeção de raio x. Para facilitar, não coloque esses objetos no fundo da bagagem.

Cabos e fios
Enrole cabos e fios antes de colocá-los na bagagem de mão. Se estiverem soltos e desorganizados na mala no momento em que passarem pelo raio x, poderão levantar suspeitas.

Presentes
Evite levar na bagagem de mão presentes embrulhados, pois podem solicitar que você abra o pacote. É melhor levar o papel na mala e embrulhar o objeto apenas no destino final.

Roupas
Se possível, leve apenas um ou dois casacos com você e deixe os outros na mala que for despachada. Isso evita atrasos, porque alguns postos de controle determinam que cada peça de roupa passe pelo raio x separadamente. Para agilizar o embarque, vale pensar também sobre o que vestir: evite usar cintos, sutiãs com aro, piercings e joias grandes que possam acionar o detector de metais. Nos EUA, todos os passageiros precisam tirar os sapatos antes da inspeção. Por isso, modelos fáceis de calçar e descalçar são recomendáveis.

    Leia tudo sobre: aviaçãoaeroportos

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG