Avião com 27 a bordo cai sem deixar sobreviventes na Indonésia

Aeronave da companhia Merpati caiu no mar quando realizava manobra de aproximação para aterrissar sob chuva em Kaimana

iG São Paulo |

Um avião com 27 pessoas a bordo caiu neste sábado no mar perto do litoral da província indonésia de Papua, sem deixar sobreviventes. O avião da companhia indonésia Merpati caiu no mar a cerca de 500 metros do aeroporto de Kaimana, quando realizava a manobra de aproximação para aterrissar sob chuva.

Segundo o porta-voz do Departamento de Aviação Civil, Bambang Ervan, na aeronave modelo Xian MA-60, fabricada na China, viajavam seis tripulantes e 21 passageiros, entre eles uma criança e dois bebês. Membros do pessoal do aeroporto e pescadores se uniram às equipes de resgate nas tarefas que permitiram recuperar 15 corpos, entre os quais os dos dois bebês.

De acordo com autoridades, as condições meteorológicas ruins causaram o acidente. “O tempo era ruim porque chovia muito e isso diminuiu o campo de visão do piloto. Além disso, estava muito escuro. Assim, o avião não conseguiu colocar na pista”, disse o diretor-geral do Ministério de Transporte, Herry Bhakti, ao jornal The Jakarta Post.

Colisão

Segundo Bhakti, a fuselagem se partiu em duas ao colidir contra a água e depois afundou, eliminando a possibilidade de deixar sobreviventes. O chefe da polícia de Kaimana, Antonius Wantri Julianto, acrescentou que o avião voou ao redor do aeroporto por 15 minutos antes de iniciar a aterrissagem.

A aeronave procedia do aeroporto da localidade de Sorong, também situada na parte ocidental da ilha de Papua.

Em 2010, 78 pessoas ficaram feridas quando um avião da mesma companhia saiu da pista de aterrissagem no aeroporto de Manokwari, também na província de Papua. Em 2007, a União Europeia proibiu voos de todas as aerolíneas indonésias, incluindo a estatal Garuda. Dois anos mais tarde, em uma revisão da lista, Garuda e outras três companhias foram retiradas da lista europeua, mas a Merpatu Airlines permaneceu.

*Com EFE e BBC

    Leia tudo sobre: aviãoacidenteindonésiapousosobrevivente

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG