Video Mapping usa arquitetura histórica como tela de projeção

Conheça a técnica que aproveita a fachada de edifícios para exibir imagens digitais

Guss de Lucca, iG São Paulo |

A arquitetura explorada como suporte de projeção de imagens.

Essa é a ideia do Video Mapping, técnica que consiste na projeção de vídeos que se encaixam em fachadas ou elementos arquitetônicos de grande volume.

Diferentemente do que ocorre com uma projeção comum, no Mapping tudo é pensado de acordo com a estrutura em que as imagens serão exibidas, que variam de fachadas de prédios residenciais até edifício históricos, como o Theatro Municipal de São Paulo.

nullTambém chamado de mapeamento de vídeo ou projeção mapeada 3D, o Video Mapping é tema do Passport VJ University, evento que acontece de 8 a 17 de dezembro, em São Paulo, e conta com uma série de workshops com artistas de diversos países, como Holanda, Alemanha e Estados Unidos.

"Não existe uma fórmula. As arquiteturas têm características muito diferenciadas. É um artesanato digital. Nós somos artesões digitais. Essa coisa industrial de que com uma fórmula você resolve tudo é da década passada", conta o VJ Spetto, integrante do grupo United VJs e curador do projeto.

De acordo com ele, a proposta do evento surgiu por causa da inexistência de uma formação específica para os interessados na técnica. "Não há nenhuma universidade que trabalhe com esse tipo de projeção. São artes e técnicas muito recentes".

Proprietário da produtora Visualfarm, o VJ Alexis Anastasiou foi responsável por diversos Video Mappings em São Paulo, sendo o Video Guerrilha um dos mais conhecidos. O projeto, que aconteceu pelo segundo ano consecutivo em novembro, reuniu mais de 20 projetores em dez instalações espalhadas pela rua Augusta, no centro da cidade.

nullQuestionado sobre o processo de produção de um Mapping, Alexis explicou que um espetáculo comum, que tem em média 15 minutos, consome mais de 40 profissionais, entre técnicos, editores e criadores, durante um período de 45 dias.

Siga o iG Cultura no Twitter

"É uma equipe grande. O ideal é avaliar a estrutura pessoalmente, tirar fotos e criar as projeções em cima da planta", disse ele, que nessa sexta-feira (dia 2) foi responsável pelo Video Mapping do projeto Natal Iluminado, que ocorreu na fachada da Catedral da Sé.

Além de fachadas de edifícios, o Mapping é feito dentro de locais como o Cine Joia, recém-inaugurada casa de shows em São Paulo cuja estrutura interna lembra a de um diamante.

A festa de encerramento do Passport VJ University, que acontece em 17 de dezembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo, é uma chance de conferir trabalhos de Video Mapping de grupos de diversos países - entre eles o espanhol Telenoika e o alemão UrbanScreen. A entrada para a exibição é gratuita.

Workshop Passport VJ University
Data: 08 a 14 de dezembro
Local: Trackers
Endereço: Rua Dom José de Barros, 337, Centro, São Paulo
Tel: (11) 3337-5750
Email: video@trackers.cx

Festa de Encerramento Passport VJ University
Data: 17 de dezembro
Horário: 16h – 00h
Local: Memorial da América Latina
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo
Tel: (11) 3823-4600

    Leia tudo sobre: video mappingartes visuais

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG